Timor-Leste related News | Land Portal
Displaying 1 - 12 of 65
Foto: Vitor Conti/Flickr
24 January 2024
Asia
Timor-Leste

Em 26 de janeiro de 2024, os governos de Timor-Leste e da Indonésia planejam assinar um acordo sobre a delimitação final da fronteira terrestre entre os dois países. Esse processo está em andamento há vários anos, e a Fundasaun Mahein (FM) considera a demarcação das fronteiras terrestres e marítimas como um passo essencial para alcançar a soberania completa sobre nosso território nacional. Nos últimos dias, surgiram relatos de que o acordo final inclui a transferência de 270 hectares de terra do Timor-Leste para a Indonésia, especificamente na área de Naktuka da Região Administrativa Especial de Oecussi-Ambeno (RAEOA). Os(as) comunitários(as) locais reagiram com raiva ao trabalho das equipes técnicas que vieram para demarcar a fronteira planejada para o final de 2023, aparentemente sem consultá-los(as) previamente. Vários(as) moradores(as) locais declararam que sua comunidade rejeita qualquer acordo que entregue à Indonésia a terra em que vivem e cultivam há décadas. Eles destacaram o status histórico da terra e sua importância econômica e sociocultural, exigindo que o governo os consulte antes de fazer qualquer acordo com a Indonésia. Os partidos de oposição já começaram a expressar suas preocupações sobre as implicações do acordo proposto para a soberania do Timor-Leste e os interesses da comunidade.

Foto: UNDP Climate/Flickr
1 November 2023
Asia
Timor-Leste

Fenômeno natural afetará severamente a agricultura; plano de mitigação envolve prontidão operacional para adquirir arroz em escala para aumentar a reserva nacional de grãos; 12 dos 14 municípios do país já tem sinais claros de seca. 

Foto: United Nations Development Programme/Flickr
14 August 2023
Asia
Timor-Leste

Diretor do Centro Nacional Chega, Hugo Fernandes, comenta em entrevista as principais medidas coletivas para compensar as vítimas do conflito no país; oferta de saúde, educação e apoio financeiro são algumas das recomendações implementadas; nação asiática investe também em reconciliação comunitária. 


 

 

Foto: ONU Mulheres/Flickr
11 July 2023
Asia
Timor-Leste

Fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, a ONU Mulheres trabalhará para a eliminação da discriminação contra mulheres e meninas; o empoderamento das mulheres; e a conquista da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, dos direitos humanos, da ação humanitária e da paz e segurança. Colocando os direitos das mulheres no centro de todos os seus esforços, a ONU Mulheres lidera e coordena os esforços do Sistema das Nações Unidas para garantir que os compromissos sobre igualdade de gênero e integração de gênero se traduzam em ações em todo o mundo. A ONU Mulheres oferecerá liderança forte e coerente em apoio às prioridades e aos esforços dos Estados Membros, construindo parcerias eficazes com a sociedade civil e outros atores relevantes.
 

Foto: USAID Biodiversity & Forestry/Flickr
30 May 2023
Asia
Timor-Leste

No dia 1 de Maio de 2012, em Díli, o saudoso Hélder Lopes, Presidente do STCST, foi preso durante uma manifestação. Com ele foram detidos cerca de 200 manifestantes. Passados 11 anos, os sindicalistas não são presos, mas, são ignorados pelos sucessivos governos.

Interritorrios
15 May 2023
Africa
Mozambique
Angola
Equatorial Guinea
Sao Tome and Principe
Cape Verde
Guinea-Bissau
South America
Brazil
Macao S.A.R
Timor-Leste
Portugal

O pensamento decolonial como práxis – no sentido de ação intencional em vista  de um mundo transmoderno e pluriverso – tem se notabilizado como energia de luta e resistência de transformação social ante as relações (supra)estruturais de sistemas  que deflacionam o valor da vida e como razão decolonial a incidir, por exemplo, em propostas epistemológicas “outras”, desde as inúmeras alteridades negadas pelo  paradigma moderno-colonial. Não sem motivo, o pensamento decolonial tem marcado presença ético político-epistemológica na produção brasileira de mestrados e doutorados, seja sob a alcunha de “acadêmicos” ou de “profissionais”. Nessa perspectiva, buscamos com  este Dossiê, congregar resultados de pesquisas, sistematizações de experiências (e  de memórias), que promovam o desprendimento e a abertura em relação ao  paradigma hegemônico de ciência, em vista da transmodernidade. Por isso, acolheremos artigos, relatos e ensaios – estrangeiros e nacionais – oriundos da Educação, do Ensino e de outras áreas do conhecimento, a contribuir  com o debate sobre os modos de fazer ciência, desde a chave decolonial.

Foto: Tony Webster/Flickr
26 April 2023
Asia
Timor-Leste

O Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), a União Europeia (UE), o Ministério das Relações Exteriores do Governo dos Países Baixos, a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), a Suécia, por meio da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida), e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) convidam organizações qualificadas a responder à Chamada Aberta para Inovação (O-CFI) Água e Energia para Alimentos: Um Grande Desafio para o Desenvolvimento (WE4F).

Foto: ICRISAT/Flickr
13 April 2023
Mozambique
Rwanda
Ghana
Timor-Leste
Bangladesh
Global

A estimava é da FAO; atraso na superação da discriminação contra mulheres está gerando perdas de quase US$ 1 trilhão na produtividade global; protagonismo feminino poderia aumentar a resiliência de 235 milhões de pessoas; Timor-Leste é citado no estudo.


 

 

Foto: crustmania/Flickr
29 March 2023
Mozambique
Angola
Cape Verde
Guinea-Bissau
Timor-Leste
Portugal
Global

Em reunião na Assembleia Geral, nesta quarta-feira, secretário-geral da ONU afirma que decisão com base num parecer da Corte Internacional de Justiça, CIJ, pode melhorar conduta dos países por ação climática; texto aprovado por consenso foca em consequências legais para nações que causem dano ao sistema climático.


 

 

Foto: Juli/Flickr
27 March 2023
Asia
Timor-Leste

Reduzir diferenças em relação às cidades, é prioridade do governo, segundo embaixador do país na ONU; nação de língua portuguesa é altamente exposta a eventos extremos, subida do nível do mar e poluição.


 

 

Foto: Nick Cheney/Flickr
2 March 2023
Asia
Timor-Leste

O Presidente da República timorense pediu hoje ao Governo e à petrolífera estatal Timor GAP que atuem com "extrema celeridade" para resolver o impasse com a empresa Timor Resources, ativa em explorações de petróleo e gás no país.

 

Foto: IFPRI/Flickr
22 February 2023
Asia
Timor-Leste

O terceiro ano de estudos na Escola Agrícola “Dom Bosco”, de Fuiloro, no nordeste de Timor-Leste, inclui sempre um período de formação para o trabalho em/no campo. A atividade anual consta no currículo escolar, é promovida pelo Ministério da Educação e conta com o apoio do Ministério da Agricultura. Este é o momento em que os alunos colocam em prática o que aprenderam, e recebem desenvolvimento humano e profissional para lidar com os desafios práticos do trabalho diário. Este ano, os alunos do terceiro ano farão o programa durante os meses de fevereiro, março e abril, nos municípios de Díli, Baucau e Lautem.

Share this page