South America related Blog post | Land Portal
Displaying 1 - 12 of 156
Foto: Layane Santos
13 March 2024
Authors: 
Revista Amazonas
South America
Brazil

O 8M foi de luta na comunidade de Caranguejo Tabaiares. Foi dia de caminhar pela comunidade, e nos reconhecer na luta cotidiana pela vida das mulheres e pela sobrevivência. As participantes levaram cartazes com mensagens importantes sobre os direitos das mulheres, com frases que enfatizam a necessidade de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, feminicídios e violência doméstica. Caminhamos pelos becos e ruas dentro e fora de Caranguejo a fim de mostrar o cansaço por intermináveis horas de trabalho e para reclamar nosso direito de permanecer e defender o nosso território tão desejado pelo capitalismo e a especulação imobiliária. 

Foto: Marco Dormino/UNICEF/Flickr
19 February 2024
Authors: 
Tatiane Matheus
South America
Brazil

Para a economista Rita Maria da Silva Passos – que trabalha há 20 anos na área socioambiental – a hegemonia de um ambientalismo branco faz com que impactos ao meio ambiente não estejam sendo racializados. “A gente fala de mudanças climáticas, e alguém diz: ‘viu o que aconteceu na Inglaterra?’. Por que não fala ‘viu o que acontece há anos na África, na Ásia, no Brasil’? Falar de racismo ambiental é politizar o meio ambiente para racializar a questão”, afirma a especialista em sociologia urbana e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). 

indigenas guaraníes
30 January 2024
Latin America and the Caribbean
South America
Bolivia

Desde una comunidad en el corazón de la crisis climática, la lideresa guaraní Mariela Melgar Ibáñez cree que las mujeres indígenas tienen la clave para resolver la crisis climática. “El mundo debe conocer nuestras formas de vida y el rol que tenemos dentro de el cuidado del medio ambiente; Las mujeres somos fundamentales, luchamos por el territorio.”

Foto: Revelar.si
18 January 2024
Authors: 
Prof. Auta Azevedo
South America
Brazil

O racismo e o machismo estão presentes em todas as esferas da sociedade. Na cultura, na política, na educação, na saúde. A distribuição de bens e serviços é racista, a construção das cidades é racista. No Entanto, na tentativa de ir contra isso, as mulheres se organizam coletivamente construindo alternativas outras para viver nas cidades e ocupar espaços que historicamente nos foram negados

Foto: CIFOR/Flickr
15 January 2024
Authors: 
Tatiane Matheus
South America
Brazil

Às vésperas da folia do Momo, enquanto blocos e escolas de samba iniciam seus ensaios, já há quem debata sobre o uso indevido de símbolos culturais no Carnaval. O tema da apropriação cultural, geralmente, vem à tona nesta época do ano. Mas não se resume apenas na questão de usar ou não um cocar como fantasia. Vale aproveitarmos este momento para refletir como ele é um dos muitos elementos que fazem parte dos conflitos socioambientais e é um dos muitos obstáculos a um desenvolvimento com justiça ambiental e climática. O assunto é complexo e não é somente cultural, também é político.

Foto: Parolan Harahap/Flickr
20 November 2023
Authors: 
Tatiane Matheus
South America
Brazil

Na semana do Dia Mundial de Luta pelos Atingidos por Barragens, especificamente neste 14 de março, é preciso refletir sobre o problema pela ótica do racismo ambiental. A iminência de mais um “acidente” ao redor de algumas barragens de mineração é como a espada de Dâmocles. Na mitologia grega, em uma anedota moral, a arma mortal está pendurada acima da cabeça desse conselheiro da corte de Dionísio, presa apenas por um fio de crina de cavalo. Em algum momento irá romper, o que poderá ceifar-lhe a vida.

1 November 2023
Latin America and the Caribbean
South America
Bolivia

Desde 2021 a los indígenas ese ejjas de la comunidad Eyiyoquibo les espera un bosque amazónico otorgado por el INRA. Después de varios reencuentros fallidos, un día caloroso, los comunarios más decididos de la comunidad emprendieron un viaje sinuoso hacia dónde un día fue hábitat de sus ancestros. Cuando llegó el atardecer, sin embargo, todos se montaron a los camiones empolvados con el mismo ahínco de ida. Es que para habitar el bosque y recuperar la cultura también se necesitan servicios básicos.  

Santa Cruz, Bolivia
27 October 2023
Authors: 
Mr. Gonzalo Colque
Latin America and the Caribbean
South America
Bolivia

Esta semana, los cruceños sufrieron la peor crisis climática y ambiental. La alta contaminación del aire por el humo de los incendios obligó a las autoridades a suspender las clases en más de 3.600 escuelas y colegios. Durante tres días consecutivos, en horas pico, el termómetro marcó por encima de 40° C, algo sin precedentes en la urbe cruceña. A razón de estos hechos, el comité de emergencia declaró “alerta roja sanitaria” y se multiplicaron los pedidos para buscar y sancionar a los culpables. 

Woman topographer proves land surveyors are not limited to men.
18 October 2023
Authors: 
Nicholas Parkinson
Latin America and the Caribbean
South America
Colombia

Como uma agrimensora em um escritório de terras rural na Colômbia superou desafios para se encontrar em uma carreira dominada por homens.

Woman topographer proves land surveyors are not limited to men.
18 October 2023
Authors: 
Nicholas Parkinson
Latin America and the Caribbean
South America
Colombia

How a land surveyor in a rural Land Office in Colombia has overcome challenges to find herself in a career dominated by men.

Foto: Maria Eduarda Salomé/Revelar.si
13 October 2023
Authors: 
Revista Amazonas
South America
Brazil

No dia 22 de setembro, um grupo de coletivas e movimentos organizados se uniram em apoio à resistência de Caranguejo Tabaiares Resiste para a reorganização da horta comunitária, que cultivaram com grande esforço durante a pandemia de COVID-19. Essa horta é um símbolo da luta pela autonomia alimentar dessa comunidade que se auto-organiza e resiste por meio de ações que vêm sendo promovidas pelo Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste ao longo dos anos. A horta é memória ancestral, semente, cultivo e cura. Caranguejo Tabaiares é a semente e a raiz das lutas do passado que se projetam no presente. A horta e o trabalho comunitário de cultivo fazem parte de uma batalha para garantir alimentos saudáveis e medicinais nesta comunidade, cuja ancestralidade provém de povos ricos e abundantes. Desde a Revista Amazonas e vários coletivos, nos unimos em apoio e solidariedade as nossas irmãs e irmãos de Caranguejo Tabaiares Resiste.

Foto: CGIAR Research Program on Dryland Systems/Flickr
20 September 2023
Authors: 
Tatiane Matheus
South America
Brazil

Um dos vídeos mais compartilhados nas redes sociais do ClimaInfo recentemente foi: “E se fossem crianças brancas e ricas mortas? Ao invés das yanomanis?“. Apesar da comoção contra esse genocídio, uma conhecida atriz brasileira ironizou, colocando em dúvida os casos de desnutrição severa envolvendo essa comunidade indígena. Será que ela falaria isso se os olhasse como alguém semelhante a ela? Enquanto isso, a Folha havia publicado o artigo “Chove mais no Jacarezinho”, no qual o advogado Thiago Amparo conclui que o racismo ambiental nos desafia a não somente perguntar se vai chover hoje, mas sobre a cabeça de quem.

Share this page