Estado e ações coletivas na África do Sul e no Brasil: | Land Portal
Landless movement around the world

Información del recurso

Date of publication: 
Julio 2008
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
1807-0337
Pages: 
27

O artigo busca, por meio da análise da atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (no Brasil) e do Landless People´s Movement (na África do Sul), analisar as formas emergentes que o Estado adquire nesses dois contextos sociais. O objetivo central é mostrar que nesses países, chamados aqui de não exemplares, é preciso que se desenvolva uma teoria complexa que rompa com o dualismo sociológico Estado/Sociedade civil. Romper com os esquemas analíticos tradicionais, voltados para o caso europeu, significa necessariamente ter que trilhar novos, e menos preconceituosos, caminhos para compreender as formas políticas de pertencimento social nos países do sul.

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Marcelo Rosa

Publisher(s): 
Revista Sociologias
Sociologias é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, destinada a promover intercâmbio entre cientistas sociais nacionais e internacionais.


 


Sociologias aceita trabalhos inéditos, na forma de artigos, comentários de livros e comunicações de pesquisas em ciências sociais que apresentem relevância acadêmica e social.

Comparta esta página