Pasar al contenido principal

page search

Biblioteca Enquadramento Demográfico da Protecção Social em Moçambique

Enquadramento Demográfico da Protecção Social em Moçambique

Enquadramento Demográfico da Protecção Social em Moçambique

Resource information

Date of publication
Febrero 2011
Resource Language
ISBN / Resource ID
978-989-8464-03-3
Pages
88
License of the resource

A viabilidade e sustentabilidade dos sistemas modernos de protecção social, em países subdesenvolvidos como Moçambique, são geralmente avaliadas em torno dos mecanismos financeiros, como se a segurança humana da maioria da população dependesse principalmente da robustez, eficácia e eficiência dos sistemas económico-financeiros. Porém, quando se presta a devida atenção à demografia da população moçambicana, verifica-se que os factores e mecanismos demográficos jogam um papel muito mais determinante do que a literatura contemporânea sobre protecção social tem reconhecido; um papel socialmente mais relevante do que o de mero contexto ou variável exógena à dinâmica económica e social do país.

Esta ideia tem sido elaborada e aprofundada, em diferentes trabalhos recentes do autor deste trabalho, mas nenhum deles fornece o panorama extensivo apresentado nesta edição nº 6 do “Cadernos IESE”. O artigo apresenta um panorama sistemático da demografia de Moçambique, inserido na teoria e modelos modernos da transição demográfica. Mostra que Moçambique está a viver uma importante ruptura com o regime demográfico antigo, caracterizado por elevadas taxas de mortalidade e de natalidade, baixo nível de esperança de vida, estrutura etária muito jovem e crescimento populacional moderado.

Ao rever a evolução demográfica moçambicana percebe-se que a ruptura com o regime demográfico antigo iniciou, na primeira metade do Século XX, apenas ao nível da mortalidade. O mesmo não aconteceu com a transição da fecundidade, a qual iniciou em algumas regiões, mas ainda não se generalizou de forma sustentável a todo o país. Sempre que oportuno, ao longo do trabalho, a dinâmica populacional moçambicana é comparada com a dos países da região da África Subsariana e do mundo em geral.
 

Share on RLBI navigator
NO

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s)

Francisco, A

Geographical focus