Desafios do Desenvolvimento Rural em Moçambique: Contributo Crítico com Debate de Postulados Básicos | Land Portal

Información del recurso

Date of publication: 
Marzo 2008
Resource Language: 
Pages: 
43

Quando do Ministério da Planificação e Desenvolvimento veio a solicitação para que apresentasse uma palestra sobre os desafios do desenvolvimento rural, foi-me dito que deveria usar uma abordagem que provocasse a reflexão e a discussão crítica. Evidentemente, sem que eu próprio reflectisse criticamente sobre os desafios do desenvolvimento rural estaria incapaz de ajudar quem quer que fosse a fazer o mesmo. Lancei-me, então, na tarefa de construir um quadro analítico provocador e crítico que servisse para construir esta conversa. É este raciocínio que aqui pretendo apresentar. O que se segue é um conjunto de postulados, isto é, axiomas ou hipóteses, sobre como pensar nos desafios do desenvolvimento rural em Moçambique. A apresentação inclui tanto os postulados, como a sua derivação lógica e as implicações de política. Portanto, há três elementos críticos em cada etapa: o postulado, a sua lógica e as suas implicações. Não é meu objectivo fazer com que a audiência/leitor concorde comigo ou trazer verdades estabelecidas. Longe disso, a intenção é provocar a reflexão estabelecendo certos axiomas ou hipótese que têm as suas implicações. O meu objectivo é que pensemos juntos nestas questões. Se as conclusões a que cada um de nós chegar resultarem de um reflexão crítica e descomplexada, sem medo de errar ou de fugir de verdades estabelecidas, então teremos alcançado o objectivo essencial deste exercício. Mesmo que, no fim, cada um chegue de novo à conclusão que já tinha antes, se o fizer explorando caminhos diferentes então poderá ter um pouco mais de certeza e confiança no seu ponto de vista. Postulados (axiomas ou hipóteses) são ideias em investigação. Como tal, nem são verdades estabelecidas, nem ideias acabadas. A experiência mostra que as dinâmicas de inovação e criatividade estão precisamente centradas à volta da discussão de hipóteses. É isto que queremos aqui fazer: reflectir com algum sistema e método.

Autores y editores

Publisher(s): 

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Comparta esta página