Lutas, Memórias e Violações no campo Brasileiro | Land Portal
Outras expressões ed
Icono PDF Download file (2.94 MB)

Información del recurso

Date of publication: 
Enero 2020
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
978-65-87389-07-3
Pages: 
346

Nos últimos anos intensificou-se o debate em torno das relações entre camponeses e a ditadura empresarial militar que se instalou no Brasil em 1964 e descortinaram-se várias questões novas bem como caminhos e fontes de pesquisa sobre o tema. Com efeito, a criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) em 2012 e, na esteira dela, de uma Comissão Camponesa da Verdade (CCV), estimulou debates e pesquisas em torno dos efeitos das políticas da ditadura sobre os trabalhadores do campo, fossem eles assalariados, posseiros, proprietários, parceleiros, arrendatários, parceiros e a infinidade de categorias que nomeiam os grupos que se reproduzem material e culturalmente a partir do trabalho familiar. Algumas comissões da verdade estaduais também se preocuparam com o tema.

Em 2014, ano em que o golpe de 1964 completava 50 anos, ocorreram vários eventos em diversas universidades brasileiras e instituições de pesquisa, regra geral, remetendo a uma “(des)comemoração do golpe”, termo usado em grande parte dos cartazes e chamados de divulgação. Foi um período em que muito se discutiu sobre os 21 anos de ditadura, seus desdobramentos e reflexos no Brasil contemporâneo. Interpretações foram atualizadas e novos ângulos e temas de análise ganharam visibilidade, também contribuindo para potencializar e tornar mais visível a discussão sobre a relação entre o período ditatorial e os conflitos no campo.

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Sergio Sauer

Publisher(s): 
OE

Editora Expressão Popular (Editora Expressão Popular)

Produzir ótimos livros, de qualidade e a preços acessíveis. Mas como atingir este objetivo? Só há um caminho: contar com a solidariedade de sujeitos dos movimentos populares e das universidades. Esse foi o motivo que reuniu, em janeiro de 1999, um conjunto de homens e mulheres das mais diversas faixas etárias, de diferentes profissões, e cujas  trajetórias tinham um traço em comum: o compromisso com a construção de um novo mundo. A partir disso iniciamos a organização de centenas de profissionais para colaborar conosco e transformar nossas ideias em realidade.


Comparta esta página