Graça Machel: Moçambicanas excluídas dos lucros dos recursos naturais | Land Portal

Luca Bruno/AP/Picture Alliance

As moçambicanas também têm direito aos lucros das terras, do gás e de outros recursos em Moçambique, avisa a ativista Graça Machel. Reunidas em Maputo, mulheres dos PALOP pediram também maior representatividade política.

As mulheres estão a ser excluídas dos benefícios dos recursos naturais, alerta Graça Machel, antiga primeira-dama de Moçambique e da África do Sul.

A produção de gás natural liquefeito (LNG) deverá arrancar dentro de meses, na bacia do Rovuma. Moçambique tem das maiores reservas de gás do mundo. E Graça Machel lembra que todos devem beneficiar dos recursos naturais e das terras, incluindo as mulheres.

"O acesso aos recursos é um direito, da mesma maneira que as mulheres têm direito ao acesso à educação e à saúde. Mas tenho ouvido os movimentos feministas a falar muito pouco sobre o acesso aos recursos", considerou a ativista moçambicana.

Graça Machel participou, esta segunda e terça-feira (19.04), num encontro em Maputo de movimentos feministas dos países africanos falantes da língua portuguesa. 

A ativista pediu às organizações que se unam e falem a uma só voz, para serem ouvidas.

"Ao reunirmos aqui e falarmos das mulheres, temos que ter uma consciência clara e profunda de que estamos a falar de milhões de mulheres, não são as centenas ou milhares, que nós podemos identificar através das organizações que estão aqui presentes", defendeu.

Maior participação política

As líderes de organizações de defesa dos interesses das mulheres exigiram a partir da capital moçambicana mais espaço de participação política, económica e social.

Alice Banze, da organização Womens' Academy For Africa (WAFA), lamentou que muitas mulheres continuem a não ter acesso às esferas de decisão.

"Estes diálogos visam revitalizar o movimento e também defender a igualdade do género e o empoderamento das mulheres e raparigas com o objetivo de advogar em prol da maior representatividade das mulheres nos processos de tomada de decisão", disse Banze.

Representatividade feminina

No novo Governo moçambicano, por exemplo, há 11 homens e 11 mulheres. Mas para a deputada Telmina Pereira, da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), "os desafios prevalecem de elevar ainda mais a representação de mulheres até que alcancemos também no Parlamento a paridade, ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens".

Moçambique tem 42,4% de mulheres no Parlamento. Cabo Verde segue pouco atrás, com 38,9%, mas em Angola só há 29,6% de deputadas. A esmagadora maioria dos parlamentares são homens.
O encontro desta segunda e terça-feira em Maputo uniu ativistas de todas as províncias de Moçambique e de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página