Países latino-americanos e caribenhos se reúnem no Chile sobre acordo ambiental | Land Portal

Pnud Peru. O primeiro tratado ambiental da região que visa proteger defensores de direitos ambientais

Presidente do país, Gabriel Boric, abrirá a Conferência das Partes do Acordo Escazú, firmado em 2018 na Costa Rica, e que entrou em vigor há um ano; é o primeiro tratado ambiental da região que visa proteger defensores de direitos ambientais.

A Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, realiza a partir desta quarta-feira em Santiago do Chile, a primeira COP ambiental da região.*

A Conferência das Partes do Acordo de Escazú reúne 24 países latino-americanos e caribenhos que firmaram o tratado, em 2018, na Costa Rica.

Sociedade civil

O presidente do Chile, Gabriel Boric, inaugurará o evento conhecido como COP, que será realizado até este 22 de abril. Primeira Reunião da Conferência das Partes (COP 1) .

O Acordo de Escazú é o primeiro tratado com cláusulas específicas para a promoção e proteção das pessoas que defendem o meio ambiente na América Latina e no Caribe e entrou em vigor no Dia Internacional da Mãe Terra, em 22 de abril de 2021.

O Acordo Regional sobre o Acesso à Informação, à Participação Pública e o Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe fomenta uma forte participação da sociedade civil no combate à mudança climática e demais ações para mitigar o problema.

Participantes

Esta é a primeira vez que autoridades e representantes dos países revisam a implementação do Acordo. Além do presidente do Chile, participam a vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell Barr, por videoconferência, a secretária de Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Inovação da Argentina, Cecilia Nicolini, representantes do público e da Cepal. 

Cooperação

Nesta primeira COP do Acordo de Escazú, no Chile, os países devem definir as regras de participação do público, como prevê o artigo 15 do tratado. Além disso, serão debatidas estratégias para uma implementação eficiente e maior cooperação da região.

Para o encerramento, na sexta-feira, será comemorado o Dia Internacional da Mãe Terra num evento de alto nível. Até o momento, 12 países ratificaram o Acordo de Escazú, o número equivale à metade das nações que firmaram o documento. Qualquer país pode se juntar ao tratado depositando sua assinatura na sede da ONU em Nova Iorque.

Programa da COP1
 

*Com informações da Cepal

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página