A UICN lança novo convite à apresentação de propostas de projetos de subsídios para Ambientes Resilientes, Inclusivos e Sustentáveis (RISE) | Land Portal

Abordar a violência baseada em gênero e os vínculos ambientais para melhorar a conservação baseada em direitos, a ação climática e o desenvolvimento sustentável para todos e todas. 

Durante a última semana, o mundo se reuniu para celebrar Estocolmo+50, apelando para "um planeta saudável para a prosperidade de todos e todas - nossa responsabilidade, nossa oportunidade". A reunião de alto nível seguiu meses de consultas individuais a nível global e comemorou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em 1972 e os 50 anos de ação ambiental global que ela impulsionou. 

O evento também teve como objetivo complementar e ajudar a catalisar o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável, assim como a Agenda 2030, o Acordo de Paris sobre Mudança Climática, a Estrutura Global de Biodiversidade pós-2020 e os planos de recuperação verde da COVID-19. Como vários eventos paralelos observaram, as mulheres em todo o mundo são essenciais nas lutas contra a degradação ambiental e a crise climática, porém, não só persistem nas barreiras à tomada de decisões ambientais, como as mulheres e as ativistas e defensoras do meio ambiente experimentam níveis desproporcionais de violência, assédio e discriminação. 

Como a pesquisa da IUCN para 2020, financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), descobriu, a violência baseada no gênero é usada para reforçar as condições discriminatórias que envolvem o acesso, uso, controle, propriedade e tomada de decisões sobre a terra e os recursos naturais das mulheres - e estas dinâmicas são ainda mais exacerbadas no contexto da mudança climática, degradação ambiental e perda de biodiversidade. O custo humano, social e econômico da violência de gênero afeta indivíduos, comunidades e sociedades inteiras, impedindo a capacidade dos indivíduos de se engajar e se beneficiar da conservação ambiental e ameaça a resiliência, prosperidade e bem-estar de comunidades e sociedades inteiras.

Como Estocolmo+50 solicitou "escolhas ousadas" e tomou "medidas urgentes", a UICN tem o prazer de anunciar que agora está hospedando Ambientes Resilientes, Inclusivos e Sustentáveis (RISE), um mecanismo de subsídios criado e incubado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e informado pelo trabalho do Centro de Vinculação de Mulheres e Meio Ambiente (GBV-ENV Center) sob a parceria da UICN e da USAID Advancing Gender in the Environment (AGENT). 

Até agora, o RISE apoiou nove projetos destinados a abordar a violência baseada no gênero em uma programação focada no meio ambiente e gerou evidências sobre intervenções promissoras de prevenção e resposta à violência baseada no gênero em oito países - Colômbia, República Democrática do Congo, Fiji, Guatemala, Quênia, Peru, Uganda e Vietnã que beneficiaram mais de 11.500 pessoas, incluindo treinamento de 419 pessoas sobre prevenção e resposta à violência baseada no gênero e fornecimento de serviços de violência baseada no gênero para 420 pessoas. Através de uma comunidade de aprendizagem entre pares, a RISE construiu capacidades, colaborações intersetoriais e uma base de conhecimento sobre as melhores práticas para abordar a violência de gênero no setor relacionado ao meio ambiente. 

Informações sobre o financiamento

  • A RISE procura financiar até seis projetos na faixa de USD 100.000 - USD 400.000 cada, com cronogramas de implementação de 18-24 meses.
  • Através do Centro GBV-ENV, as e os bolsistas do RISE se beneficiarão do apoio técnico, de uma comunidade de prática e de atenção especial em convênios globais, regionais e nacionais.

Geografias direcionadas

 

Os projetos devem ser implementados em uma ou mais das seguintes geografias-alvo:

  • América Central e Caribe
  • África Oriental e Austral
  • Sul e sudeste da Ásia

DATA LIMITE: 18 de julho de 2022

 

 

 

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página