Cinquenta jovens no Lucala recebem terras para o cultivo | Land Portal

Fotografia por: Vigas da Purificação/Edições 

Cinquenta jovens do município do Lucala, na província do Cuanza-Norte, beneficiaram de 29 hectares de terra destinados à produção agrícola, no quadro do Pojecto Agro-Jovem, inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2018-2022).

Na aldeia do Coio, em cerca de dez hectares de terras já se deu início ao cultivo, enquanto na localidade de Mataba Dondo começou a desmatação de cerca de nove hectares.

Numa visita de constatação do arranque dos trabalhos na localidade de Mataba Dondo, a administradora municipal do Lucala, Maria Mafuta, afirmou que acções semelhantes estão a ser feitas na localidade da Kilessa, maior zona de produção agrícola no município, onde serão cultivados dez hectares de terra.

Assegurou que a Administração Municipal disponibilizou, igualmente, máquinas para o êxito dos objectivos do projecto, que passa pela promoção da empregabilidade e incentivar os jovens a envolverem-se mais nas actividades produtivas que geram renda, focando-se na prática da agricultura.

A administradora acrescentou que a lavoura na sua municipalidade tem sido o caminho para minimizar o problema do desemprego no seio juvenil, através de iniciativas empreendedoras e de redução da pobreza. "Existem muitos jovens envolvidos em cooperativas no município, que contam com o apoio da Administração Municipal na criação e legalização das cooperativas, cedência dos títulos de superfície, bem como no acesso às sementes, fertilizantes e meios mecânicos”, avançou.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Manuel Fernando Domingos, o Programa Agro-Jovem na província contempla cerca de 900 jovens, 90 para cada município, com 120 hectares de terras para cada zona de cultivo.

Acrescentou que o Agro-Jovem está destinado à produção agrícola, avicultura e piscicultura. Garantiu que o  financiamento  é da responsabilidade das administrações.

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página