ONU apoia combate à cólera em Moçambique após passagem do ciclone Freddy | Land Portal

Foto: Unicef. Mais de 38 mil hectares de terras cultivadas foram perdidos devido ao Freddy

Zambézia, a província mais afetada, soma 600 casos da doença e de diarreias agudas desde fevereiro; agricultura, áreas de alimentação, água, saneamento e saúde são prioridades na aplicação de US$ 10 milhões doados esta semana pela organização.*

As Nações Unidas impulsionam o apoio à resposta em favor das vítimas das inundações e do ciclone Freddy em Moçambique. O combate à cólera é o novo desafio, após o evento extremo que arrasou vastas áreas do país por duas vezes.

Na província da Zambézia, foram  diagnosticados cerca de 600 casos da doença e de diarreias agudas desde fevereiro. Oito pessoas perderam a vida  devido ao surto e mais de 250 pacientes foram internados.

Campanha de vacinação contra a cólera durante as inundações

Falando à ONU News, em Maputo, a coordenadora residente, Myrta Kaulard, reiterou o apoio aos planos das autoridades para minimizar a situação. Autoridades meteorológicas acompanham o movimento do ciclone ainda ativo.

“Sobretudo a purificação da água, a hidratação das pessoas e atribuição de antibióticos. O estoque que temos é muito baixo, o Ministério da Saúde foi incrível ao fazer uma campanha de vacinação contra a cólera durante as inundações. Cerca de 719 mil vacinas foram administradas durante as inundações, o país tem 1,4 milhão de vacinas, mas o importante é necessário fazer mais.”

 

 

A chefe humanitária em Moçambique destacou algumas áreas nas qual será aplicado o montante, que incluem a agricultura e  alimentação.

“Estes US$ 10 milhões que recebemos do fundo de emergência das Nações Unidas vão ser utilizados para mobilizar material de água, saneamento, saúde, lonas para abrigos, também sementes e alimentos, porque outro enorme problema é que todas estas inundações destruíram muitas terras férteis que estavam prontas para a colheita. Estamos a falar de muitas famílias que perderam a colheita.”

Terceira vaga de chuvas

Para além da cólera, uma possível terceira vaga de chuvas fortes é também uma preocupação para parceiros humanitários.

“ Ainda não vimos todo impacto do ciclone Freddy. Mais de 200 mm de chuva num dia, esta é a quantidade de chuva correspondente a um mês. Estamos a fazer muita advocacia para que os parceiros, seja também os colaboradores de desenvolvimento para apoiar na recuperação imediata para que o país possa continuar o seu caminho até o desenvolvimento sustentável.”

A chefe da ONU citou que o número reduzido de perdas humanas se deve a colaboração entre o Instituto Nacional de Meteorologia, Inam, e o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Ingd. Moçambique teve cerca de duas dezenas de óbitos durante o ciclone.

“Até agora não vimos muita perda de vidas humanas. O país dispõe de competências técnicas e de capacidades para trabalhar com imagens de satélites e antecipar o impacto dos ciclones com uma precisão muito alta, permitem então que o Ingd possa informar todas as populações destas zonas possam ser evacuadas para os abrigos e depois esperar até que o tempo volte ao normal.”

Perda de terras cultivadas

Dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Ingd indicam que mais de 38 mil hectares de terras cultivadas foram perdidos, enquanto outros 179 mil de terras cultivadas foram inundadas.

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Ingd, indica que a província da Zambézia é a mais afetada com cerca de 211 mil pessoas. O segundo maior número de vítimas foi em Sofala com 33,4 mil pessoas.

*Ouri Pota, de Maputo para ONU News.


 

 

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página