Usos da terra urbana e do território em Brasília Patrimônio Mundial e o Setor Habitacional Jóquei Clube | Land Portal
Foto: PatryTer

Información del recurso

Date of publication: 
Julio 2022
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2595-0169
Pages: 
15

As áreas metropolitanas, como a de Brasília – DF, são objetos de estudo da Geografia quanto ao processo das transformações espaciais. Neste processo, dois problemas são evidenciados: o aumento da densidade populacional, e um novo ciclo de expansão urbana que valoriza o capital imobiliário e o da construção civil. O objetivo deste trabalho é analisar as modificações espaciais e investigar a participação dos poderes público, privado e da sociedade como agentes modificadores do espaço, considerando a dispersão urbana a oeste do patrimônio. A pesquisa qualitativa e exploratória utiliza como procedimentos a investigação bibliográfica, que dá sustentação à construção da pesquisa, e a análise documental em arquivos sobre a legislação e planos governamentais. Os resultados evidenciam que o projeto urbanístico do Setor Habitacional Jóquei Clube (SHJQ) causará verticalização e aumentará a pressão sobre os serviços públicos, e a concentração urbana levará à reformulação da circulação e do desenho urbano.

Autores y editores

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Washington Candido de Oliveira

Fernando Luiz Araújo Sobrinho

Publisher(s): 
PatryTer

PatryTer (PatryTer)

O periódico aceita originais em português, espanhol e inglês.

Objetivos:

  • Difundir o conhecimento disciplinar e interdisciplinar sobre cidades, campo, meio ambiente e os distintos processos de intervençao territorial na América Latina e Caribe.
  • Ampliar o espaço para publicação de artigos originais, com abordagens teóricas e metodológicas à interdisciplinares focados em questoes territoriais, paisagísticas e regionais no continente. A dimensao da América Latina deve ser valorada nos trabalhos submetidos à  PatryTer.

Comparta esta página