Fonte: Friends of Angola | FoA
August 4, 2016
Coordenador da SOS-Habitat visita vítimas de demolições
O coordenador da ONG SOS-Habitat, Rafael Morais, visitou na segunda-feira, 01 de Agosto, as vítimas de demolição, no Zango 3, município de Viana.
De acordo com a primeira fonte que a Rádio Angola teve acesso, terão sido demolidas, perto de 300 casas. Durante a visita de constatação de Rafael Morais, verificou que foram demolidas 624 casas. “Estivemos no local. Contactamos o responsável da FOB, a empresa que construiu as residências e forneceu este número”, confirmou Morais.
O número das residências deitadas a baixo, traduz-se em igual número de famílias. Se partirmos do pressuposto de que em média as famílias angolanas são compostas por 7 membros, estima-se que estão ao relento 4368 cidadãos.
As demolições estão a ser feitas a mando dos responsáveis da Zona Económica Especial (ZEE), com presença militar altamente armada, informou Rafael Morais.
O coordenador da SOS-Habitat, tentou um contacto com o departamento jurídico da Zona económica especial (ZEE), mas sem sucesso. Tal facto também sucedeu com a Administração de Viana. No segundo caso, “exigiram audiência para atendimento”, disse.
A partir de segunda-feira, as vítimas não são autorizadas a sair da zona. Naquele perímetro ninguém entra e ninguém sai.
Segundo Rafael Morais, isto constitui violação do direito à habitação. A Educação das crianças e empregos estão em risco.
Questionado, como a SOS-Habitat pode ajudar, respondeu: “Tentaremos dialogar com as autoridades de Luanda. Caso não haja reposição do direito das populações, apresentaremos o caso a Comissão Africana de Direitos Humanos.”
A SOS-Habitat é uma organização da sociedade civil angolana. Ela é especializada no direito á terra e habitação. Tem estatuto de observador na Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos.
In: http://www.friendsofangola.org/#!Coordenador-da-SOSHabitat-visita-vítimas-de-demolições/c1e4/57a327f30cf2fe8b48c3b42b
Ouça na integra entrevista da Rádio Angola, conduzida por Florindo Chivucute
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para info@friendsofangola.org. A Rádio Angola - uma rádio sem fronteiras - é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.