População de Jugudul confirma apoio à empresa chinesa de energia de biomassa (Guiné) | Land Portal

Os empresários chineses que vão investir no domínio da produção de energia de biomassa na Guiné-Bissau, estiveram reunidos, no passado sábado, em Jugudul com a população daquela zona para confirmarem a possibilidade da obtenção da terra para a lavoura de cereais.


À semelhança da povoação de Gã-Mamudu, os populares da área administrativa de Jugudul confirmaram a delegação chefiada por Li Xugung que existem muitas bolanhas na zona e para o bem do projeto estão dispostos a cede-las para o funcionamento da central de biomassa que será instalada na aldeia de Jugudul.


A reunião que contou com muitos populares, vindos de diferentes aldeias e que fazem parte da secção de Jugudul, foi presidida pela administradora do Setor de Mansoa, Sábado Sanca, e decorreu na presença dos empresários Xu Shaoqi, Chen Jie e Huang Guang Lang, assim como do representante especial da empresa na Guiné-Bissau e dos seus colaboradores, nomeadamente Filipe Manuel Monteiro, Carlos da Silva e Dionísio Cumba.


Na ocasião, Dionísio Cumba, disse a população de Jugudul, onde ele é nativo, de que o projeto dos empresários chineses não é só da República Popular da China, mas também da Guiné-Bissau, porque vai dar emprego para a juventude e melhorar as condições de funcionamento das escolas e centros de saúde daquela zona.


Por seu turno, a administradora do Setor lançou um apelo à população no sentido de esta apoiar o projeto que se encontra em fase de preparação para o arranque: “Temos muitas bolanhas. Em vez de elas ficarem aqui sem que tenham sido lavradas, vamos concertar entre nós, na base da unidade e harmonia e cedê-las ao projeto que precisa de trabalhá-las para produzir cereais para a central de biomassa a se instalar em Jugudul”, disse a Sábado Sanca para de seguida repisar: “dez mil hectares de terreno é um espaço muito grande. Pensemos nisso”


Os representantes da população que intervieram no encontro confessaram a sua vontade em ceder o terreno necessário para a “Companhia de Desenvolvimento de Tecnologias Sino-Guineenses, SARL”, esperançados em ter o emprego.


“O projeto era para Jugudul, agora é para toda a Guiné-Bissau. Mas vamos ser os seus defensores intransigentes. Nós já demos o terreno, agora está no vosso lado. Se a empresa quiser, que venha trabalhar”, disse Sumba Cutché, comité da povoação de Jugudul.


Entretanto, Li Xugung, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Tecnologias Sino-Guineenses, SARL disse, em curtas palavras, que agora a sua delegação volta para a China, mas dentro em breve regressa para a Guiné-Bissau com o objetivo de proceder ao levantamento exato da superfície cedida. [Assisttência dos populares de Jugudul na reunião com a delegação chinesa]


A Guiné-Bissau, com 42 anos de independência, até agora tem tido enormes dificuldades no fornecimento da energia elétrica às populações, estando a utilizar geradores que dependem da importação do gasóleo. O fornecimento da energia elétrica está em nível muito baixo, não se podendo mesmo garantir corrente elétrica para o funcionamento regular das instituições públicas. Com essa falta de energia elétrica, quase todas as produções são rudimentares e o desenvolvimento das indústrias tornou-se inexistente.


Neste contexto, a produção de energia de biomassa é salutar e urgente, ainda bem que a Companhia de Desenvolvimento de Tecnologias Sino-Guineense, SARL é parceiro da empresa chinesa Shandong Qingneng Power Co, Ltd , fabricante, na República Popular da China, de turbinas a vapor de alta velocidade e alta eficiência, geradores, painéis elétricos e aparelhagens, peças sobressalentes, entre outros.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página