Parque da Gorongosa na rota de património da Humanidade (Moçambique) | Land Portal

Gorongosa, Moçambique, 18 mar (Lusa) – A administração do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) acredita que as investigações em curso sobre a evolução do Homem têm potencial para mudar a história e colocar a principal área protegida na trajetória de Património da Humanidade.

“Há sinais muito fortes de que o facto de estarmos posicionados na ponta mais a sul do vale do Rift coloca-nos potencialmente na rota da [história da evolução humana”, refere em entrevista à Lusa Mateus Mutemba, administrador do PNG, recordando que as grandes descobertas que levaram ao conhecimento mais atual sobre a evolução da espécie ocorreram nessa faixa, como os achados de Oldevai Gorge ou a emblemática Lucy.

“Todos eles ocorreram ao longo do vale do Rift”, salienta Mateus Mutemba, num momento em que uma equipa multidisciplinar liderada pela portuguesa Susana Carvalho, investigadora da Universidade de Oxford e diretora adjunta de Paleontologia e Primatologia do PNG, procura vestígios sobre a evolução do Parque e os primeiros dados apontam para uma cronologia geológica de sete milhões de anos, quando surgiu a humanidade.

A investigação no Parque e imediações, sobretudo nos depósitos antigos do planalto de Cheringoma, vão ajudar a reconstituir a história da região e “clarificar a posição de Moçambique e da Gorongosa na história da humanidade”, segundo Mutemba.

A gestão de expetativas, numa fase inicial das pesquisas, iniciadas em meados de 2016, é ainda prudente, mas suficientemente estimulante para o administrador acreditar que, a confirmar-se a importância dos achados, “vai seguramente mudar a história” e o sítio que for eventualmente identificado se torne Património da Humanidade.

“Teremos uma diversificação da oferta aos turistas que virão ao PNG, não só para ver a fauna e flora, mas também conhecer o sítio onde possamos ter emergido como espécie”, assinala.

Mateus Mutemba pensa que esta frente de pesquisa traz também “um sem número de oportunidades” para a participação de investigadores e estudantes das universidades moçambicanas, em disciplinas ainda muito limitadas no país, como primatologia, paleontologia e arqueologia.

“Ainda que as informações que derivarem desse estudo não mudem completamente o conhecimento que existe até hoje, vejo o benefício do desenvolvimento do capital humano nacional como resultado desta oportunidade”, considera.

Além do projeto liderado por Susana Carvalho, “há cada vez mais manifestações de interesse” de investigadores internacionais, no sentido de “explorar esta Gorongosa, que era do ponto de vista científico virgem”.

Este era já um pilar do projeto de restauro, acordado em 2007 entre o Governo moçambicano e a fundação do filantropo norte-americano Greg Carr, através de um centro de pesquisa, “não só para apoiar a gestão do Parque como dar um contributo na formação de cientistas e profissionais na área da conservação”.

É deste princípio que decorre a aproximação a grandes centros de conhecimento, como Harvard, Princeton e Coimbra, e também a universidade de referência em Moçambique, Eduardo Mondlane, visando “criar apetite” de investigadores líderes.

“O caso mais icónico é o professor Edward Wilson, que ao fim de três visitas continua encantadíssimo e já fez três livros que versam o PNG e tem estado a fazer afirmações muito categóricas sobre a Gorongosa”, comenta Mateus Mutemba, a propósito de um dos mais importantes naturalistas do mundo e que considera o Parque como o lugar mais diverso do planeta.

Wilson dá o nome ao laboratório inaugurado em 2014 na sede do PNG e que é uma das principais infraestruturas de apoio – com a sua coleção de referência de biodiversidade e a possibilidade de já este este ano realizar análises moleculares e extrações de ADN -, aos numerosos cientistas que têm procurado a Gorongosa, entre os quais vários “discípulos” do naturalista norte-americano e investigadores de elite internacionais e moçambicanos

Todos têm em comum a descoberta de uma Gorongosa que “não tinha sido suficientemente explorada nem era falada” e atualmente já nem há espaço para acolher todos os pedidos.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página