ONU preocupada com riscos de desflorestação na Guiné-Bissau | Land Portal

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) está preocupado com a persistência do corte da floresta guineense, mesmo perante medidas anunciadas pelo Governo, segundo uma nota publicada no sítio da instituição na Internet.


A nota cita depoimentos de vários responsáveis pela conservação dos recursos naturais, segundo os quais a desflorestação continua na Guiné-Bissau mesmo com a moratória de cinco anos decretada pelo Governo em 2015.


No documento, que assinalou o Dia Mundial da Floresta, celebrado a 21 de março passado, pode-se constatar a preocupação de especialistas em questões ambientais segundo os quais «apesar de boas políticas de proteção, as florestas da Guiné-Bissau ainda continuam a correr riscos, nomeadamente por causa da produção de energia».


A população pratica o corte das árvores para explorar madeira para construção e fins comerciais, também para agricultura, mas e sobretudo para extração de material lenhoso, nomeadamente lenha e carvão para cozinha, refere-se ainda na nota.


Essas práticas têm conduzido à degradação de maciços florestais, sobretudo na zona sul do país, destacou a ONU, notando que aquela região possui, «provavelmente», a área florestal densa «mais setentrional de África Ocidental».


Um estudo do Instituto dos Recursos Mundiais (WRI, na sigla inglesa), centro de pesquisas com sede em Washington, revela que a Guiné-Bissau aparece entre os países que tiveram um desflorestamento mais rápido.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página