Energia de Kaleta chega ao país em Setembro de 2018 (Guiné Bissau) | Land Portal

A Guiné-Bissau pode começar a beneficiar da energia elétrica da barragem de Kaleta a partir de setembro de 2018, revelou, no dia 5 deste mês, o alto comissário da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG), à saída de uma audiência com o Presidente José Mário Vaz.

O objetivo do encontro visava situar o Chefe de Estado da intenção e do estado de avanço dos trabalhos da organização, principalmente a nível dos projetos agrícola, proteção do meio ambiente e da construção de barragem elétrica para fornecimento da energia dos quatro países membros, cujo lançamento aconteceu na República da Guiné Conacri.

Alanssana Fofana disse que, no quadro de cooperação agrícola, a OMVG vai construir a barragem multifuncional em Campossa, no Rio Geba. Numa primeira fase, o projeto está calculado em 450 milhões de euros e serão desbloqueados cerca de 80 milhões para o início dos trabalhos, o que permitirá a irrigação de mais de 2.000 hectares da bacia do rio Geba.

Deste projeto, o alto comissário da OMVG disse que a Guiné-Bissau irá beneficiar de 218 quilómetros de linhas elétricas que vão atravessar o Saltinho, passando por Bambadinca e Mansoa, até chegar a Bissau terá quatro estações de transformação de alta tensão.

Os trabalhos para a criação da linha de transporte de energia elétrica para Bissau deverão iniciar ainda este ano, cuja capacidade está prevista em mais de 800 megawatts.

Sobre o mesmo, disse que o Presidente da República prontificou-se em dar o apoio necessário à organização, com vista à concretização do projeto.

De recordar que a missão da OMVG, acompanhado pelo ministro dos Recursos Naturais, Barros Bacar Banjai e do diretor-geral dos Recursos Hídricos, Inussa Baldé, reuniu-se no mesmo dia com o Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página