Petição para Fortalecer os Direitos Humanos dos Camponeses | Land Portal

Os camponeses, pescadores, pastores e outras pessoas que trabalham em áreas rurais produzem a maioria da comida saudável e diversa que comemos todos os dias. Na Europa e em todo o mundo, desempenham um papel central para assegurar a soberania alimentar das nossas comunidades e a resiliência do nosso sistema alimentar face às alterações climáticas. Contudo, as pequenas propriedades estão a desaparecer rapidamente e a agricultura camponesa está sob ameaça devido à expansão da agricultura industrial, à acumulação de terras e ao desmantelamento do apoio público.


Os camponeses e outras pessoas que trabalham no mundo rural enfrentam discriminações sistemáticas, sendo as mulheres rurais particularmente afetadas. Elas precisam do vosso apoio para continuar a criar alternativas agroecológicas e resilientes à agricultura industrial e para desenvolver sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis para o futuro do nosso planeta.


O processo respeitante à “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e outras Pessoas que Trabalham em Áreas Rurais” visa criar um instrumento internacional de direitos humanos para melhorar a promoção e proteção dos seus direitos e focar a atenção nas ameaças e na discriminação de que são alvo camponeses e outras pessoas envolvidas na produção de pequena escala de alimentos em todo o mundo. O atual draft da Declaração é resultado do trabalho desenvolvido pela La Via Campesina (LVC) durante mais de 15 anos, apoiado pela FIAN International e pelo CETIM (Europe Third World Centre), com o apoio de outros movimentos sociais. Este processo tem uma estratégia única, na medida em que prevê o reconhecimento da Declaração pelas Nações Unidas e no sistema de governança internacional dos direitos humanos, através das vozes, preocupações e reivindicações levantadas pelos movimentos camponeses de base. A maioria das mesas de trabalho de lobby decorrem no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas durante sessões do grupo de trabalho intergovernamental; a próxima sessão está marcada para 15 a 19 de maio de 2017. De forma a pressionar os governos, precisamos de fortalecer a nossa posição e conferir-lhe um forte e amplo eco em toda a Europa.


Junte-se ao movimento pelos Direitos dos Camponeses e encoraje a UE e os seus Estados Membros a participarem ativamente e de boa-fé na elaboração de uma “Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses”. Exija que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país reconheça os Direitos dos Camponeses, incluindo os seus direitos à terra, sementes, biodiversidade, rendimentos e qualidade de vida decentes e meios de produção. Exija agora o direito dos povos à soberania alimentar, assinando esta petição.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página