Camponeses preocupados com o preço dos produtos (Angola) | Land Portal

Camponeses da Huíla manifestaram-se terça-feira preocupados pelo facto de, até ao momento, as  autoridades de direito na província não terem afixado os preços reais por cada unidade do milho e feijão produzidos na campanha agrícola 2006-2017.

A insatisfação foi manifestada ao governador provincial, João Marcelino Tyipinge , durante um encontro com os camponeses, que garantiu que as autoridades vão definir o preço mínimo de cada quilograma, que corresponde a um quilo de milho, a 50,00 kwanzas.
João Marcelino Tyipinge e disse ser do conhecimento de todos que país  viveu uma situação crítica, derivada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional, o que motivou a existência de pouco dinheiro. Com base nisso, João Marcelino Tyipinge  informou que o Executivo, por Decreto Presidencial, aprovou os programas que visam dar solução aos problemas, com o aumento da actividade da agricultura, pecuária e agro-indústria.
João Marcelino Tyipinge sublinhou que no quadro do programa de diversificação da economia, as autoridades apostam na produção nacional, no sentido de se produzir mais e melhor para que se possa exportar e trazer dinheiro para o país. “Temos ouro no município de Chipindo, que é muito famoso, e na Jamba existe ferro e também ouro, e estes recursos bem explorados e exportados podem render valor para o país”. 
O governador provincial disse ser fundamental produzir mais para  colher quantidades suficientes de milho, feijão, batata-doce e rena para alimentar a população e obter excedentes e poder comercializar com as demais províncias. João Marcelino Tyipinge  indicou que os municípios de Chipindo, Chicomba, Caconda, Caluquembe, Matala e Quipungo são considerados como celeiro na produção de bens alimentares.  
“A população local é trabalhadora e após o período de guerra continua determinada na produção de bens alimentares, não só para o município, mas também para a província e do país em geral”.
Apesar da dedicação da população, João Marcelino Tyipinge  disse que  muitas vezes, no fim da produção e colheita, os resultado fica muito aquém das expectativas , porque paga-se muito mal o valor do milho. 
Nesta perspectiva, João Marcelino Tyipinge  garantiu que o Governo da Huíla vai trabalhar junto das instâncias competentes para que o preço mínimo do quilograma de milho seja fixada em  50 kwanzas, ao contrário de 20 ou 30. 
“Vamos lavrar um despacho para determinar o preço destes produtos. Ninguém deve vir e ditar o preço do milho ou feijão. Quem tem que ditar o preço é o produtor. O entendimento deve ser uníssono”, disse o governador provincial. 
Para regular o preço do milho e feijão foi constituída uma equipa multissectorial, que integra as direcções provinciais da Agricultura, Comércio e Associações de camponeses. 
António Kambinja disse, em nome dos produtores do município de Chipindo, que os camponeses queixam-se pela desvalorização do preço do milho e feijão, pelos comerciantes da cidade do Lubango e das províncias do Huambo, Bié e Benguela, e informou que estes  muitas vezes definem o preço de 30,00 kwanzas para o milho e 200,00 kwanzas para o feijão.
“Pedimos às autoridades para definirem o preço real, por forma a valorizar  a actividade e esforço  empreendido pelos camponeses que produzem o milho, feijão, massango e massambala.”  
O administrador municipal de Chipindo, Daniel Salupassa, disse que um número considerável de camponeses associados em cooperativas está em fase de reestruturação para garantir mais credibilidade à sua actividade e aumentar os níveis de produção.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página