Executivo pondera "despejos" nas centralidades - João Lorenzo | Land Portal
O posicionamento foi apresentado nesta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, que reconheceu haver alguns cidadãos que tiveram acesso às centralidades sem reunir o mínimo de condições para honrar o compromisso com o Estado.


 


Dados recentes avançados pelo porta-voz da Imogestin, Mário Guerra, indicam que cerca de 64 por cento dos moradores de todas as centralidades geridas pela empresa não cumprem com o pagamento das prestações mensais.


 


Segundo o Chefe de Estado, que falava em entrevista colectiva, vários cidadãos ocuparam apartamentos ou casas ilegalmente, outros subalugaram e muitos apoderaram-se mediante processos fraudulentos, mas é preciso ponderação na resolução dos casos.


 


Informou que as "autoridades competentes já expulsaram algumas dessas pessoas dos apartamentos ocupados ilegalmente", mas outras medidas ainda vêm sendo tomadas.


 


De acordo com o Presidente, as medidas até agora tomadas, desde que o assunto ganhou contornos em 2012, talvez sejam ainda insuficientes, pelo que considerou necessário  continuar a corrigir, particularmente no quadro da Operação Resgate.


 


Ainda na esfera social, João Lourenço reconheceu que a qualidade dos serviços dos hospitais do país ainda é má, embora se registem melhorias.


 


A seu ver, já não há tanta escassez de medicamentos, sobretudo nas unidades hospitalares de Luanda, onde o quadro "alterou para melhor nos últimos seis meses".


 


O Chefe de Estado angolano refutou insinuações de que os cidadãos angolanos tratados no exterior sejam apenas dirigentes, essencialmente ligados ao MPLA, tendo sublinhado que já várias vezes foi assistido em unidades hospitalares do país.


 


A esse respeito, é seu entendimento que o ideal para Angola seria investir os recursos gastos com junta médica na melhoria dos hospitais locais.


 


Disse que tem havido um reforço de investimentos e da dotação orçamental para o sector da saúde, que contempla para 2019 uma cifra de 6.3 por cento, o dobro da dotação contida no Orçamento Geral do Estado de 2018 (3.6 por cento).


 


João Lourenço afirmou que há ainda muito trabalho a fazer para melhorar o sistema de saúde e de educação, sublinhando que o actual quadro é mau, mas tende a melhorar.


 


No domínio religioso, o Presidente da República reafirmou que Angola é um Estado laico e nenhum cidadão que professa o Islão é condenado por ler o Alcorão.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página