O que é Cooperação Sul-Sul e por que ela importa? | Land Portal
Por meio da Cooperação Sul-Sul, treinamento e orientações técnicas sobre produção de arroz foram fornecidos a agricultores africanos. Agora, a Costa do Marfim comemora uma farta colheita do produto. Foto: FAO/Wang Jinbiao


 


Mais de 1 mil pessoas, incluindo delegações governamentais e representantes do setor privado e da sociedade civil, irão se reunir nesta semana (de 20 a 22) na capital da Argentina, Buenos Aires, para a Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, ou BAPA+40.


 


A Cooperação Sul-Sul se refere à cooperação técnica entre países em desenvolvimento no Sul Global. É uma ferramenta usada por Estados, organizações internacionais, acadêmicos, sociedade civil e setor privado para colaborar e compartilhar conhecimento, habilidades e iniciativas de sucesso em áreas específicas, como desenvolvimento agrícola, direitos humanos, urbanização, saúde, mudança climática etc.


 


O tema central das discussões de Buenos Aires será como a Cooperação Sul-Sul representa uma oportunidade de alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o modelo globalmente aceito para paz e prosperidade às pessoas e ao planeta.


 


Mais de 1 mil pessoas, incluindo delegações governamentais e representantes do setor privado e da sociedade civil, irão se reunir nesta semana (de 20 a 22) na capital da Argentina, Buenos Aires, para a Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, ou BAPA+40.


 


A reunião marca os 40 anos da Conferência da ONU para Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento, que também foi sediada em Buenos Aires.


 


O tema central das discussões será como a Cooperação Sul-Sul representa uma oportunidade de alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o modelo globalmente aceito para paz e prosperidade às pessoas e ao planeta.


 


O secretário-geral da ONU, António Guterres, que irá participar da cerimônia de abertura do evento, disse acreditar na importância da Cooperação Sul-Sul para gerar tanto novas ideias e projetos concretos quanto como um meio para permitir que vozes do Sul Global impulsionem a inovação e promovam o desenvolvimento.


 


A ONU criou um guia prático para responder algumas perguntas sobre este importante encontro:


 


1. O básico: o que é Cooperação Sul-Sul?


A Cooperação Sul-Sul se refere à cooperação técnica entre países em desenvolvimento no Sul Global. É uma ferramenta usada por Estados, organizações internacionais, acadêmicos, sociedade civil e setor privado para colaborar e compartilhar conhecimento, habilidades e iniciativas de sucesso em áreas específicas, como desenvolvimento agrícola, direitos humanos, urbanização, saúde, mudança climática etc.


 


2. O que aconteceu na Argentina 40 anos atrás?


Durante as décadas de 1960 e 1970, com o clima socioeconômico global emaranhado na Guerra Fria, países em desenvolvimento começaram a buscar maneiras de traçar o curso de seu próprio desenvolvimento; de maneira alternativa à ordem política e à econômica existente.


 


A cooperação técnica entre Estados do Sul começou como um pioneiro esforço associativo para fortalecer poder diplomático e de negociação internacional através de diálogos políticos.


 


O que é conhecida como Cooperação Sul-Sul deriva da adoção do Plano de Ação de Buenos Aires para Promoção e Implementação de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (BAPA). O plano foi adotado por 138 Estados-membros da ONU na Argentina, em 18 de setembro de 1978.


 


O plano estabeleceu um esquema de colaboração entre países menos desenvolvidos, localizados principalmente no sul do planeta. O BAPA também estabeleceu pela primeira vez uma estrutura para este tipo de cooperação e incorporou em sua prática os princípios básicos de relações entre Estados soberanos: respeito pela soberania, não interferência em assuntos internos e igualdade de direitos, entre outros.


 


O BAPA definiu também uma série de novas recomendações concretas com objetivo de criar estruturas legais e mecanismos de financiamento em níveis nacionais, regionais, inter-regionais e globais.


 


A cooperação técnica foi definida em Buenos Aires como “um instrumento capaz de promover a troca de experiências bem sucedidas entre países que compartilham realidades históricas similares e desafios similares”.


 


3. E a Cooperação Norte-Sul e a Cooperação Triangular?


A divisão de “Norte” e “Sul” é usada para se referir às diferenças sociais, econômicas e políticas que existem entre países desenvolvidos (Norte) e países em desenvolvimento (Sul).


 


Embora a maioria dos países de alta renda esteja de fato localizada no Hemisfério Norte, deve ser destacado que a divisão não é totalmente fiel à divisão geográfica. Um país não é definido como Norte ou Sul por localização, mas por certos fatos econômicos e pela qualidade de vida de sua população.


 


A Cooperação Norte-Sul, tipo mais tradicional de cooperação, acontece quando um país desenvolvido apoia economicamente, ou com outro tipo de recursos, um Estado menos favorecido. Um exemplo é ajuda financeira durante um desastre natural ou uma crise humanitária.


 


A cooperação triangular, como nome indica, envolve três atores, dois do Sul e um do Norte. O ator do Norte, que também pode ser uma organização internacional, fornece os recursos financeiros para que países do Sul possam trocar assistência técnica em um tópico específico.


 


A Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA, na sigla em inglês), por exemplo, no que é considerada uma experiência de sucesso, possibilitou financeiramente que especialistas do Camboja em retirada de minas terrestres viajassem à Colômbia e compartilhassem conhecimentos e experiências no assunto. Tanto o Camboja quando a Colômbia tiveram problemas com minas terrestres em diferentes momentos de sua história.


 


4. Qual é a importância da Cooperação Sul-Sul?


“Formas inovadoras de troca de conhecimentos, transferência de tecnologias, respostas a emergências e recuperação de meios de subsistência lideradas pelo Sul estão transformando vidas”, disse o secretário-geral da ONU em novembro de 2018, durante inauguração da 10ª Expo Desenvolvimento Sul-Sul, na sede da Organização, em Nova Iorque.


 


“Os fatos falam por si só”, disse Guterres. Os países do Sul contribuíram para mais da metade do crescimento mundial nos anos recentes; o comércio entre o Sul está mais alto do que nunca, representando mais de um quarto de todo o comércio mundial; os fluxos de investimento estrangeiro direto do Sul representam um terço dos fluxos globais; e remessas de trabalhadores migrantes de países de baixa e média renda chegaram a 466 bilhões de dólares no ano passado, o que ajudou a tirar milhões de famílias da pobreza.


 


O chefe da ONU acredita que a ambiciosa Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável não pode ser alcançada sem as ideias, a energia e a inovação dos países do Sul Global.


 


5. O que a Cooperação Sul-Sul pode alcançar?


Junto aos diálogos políticos e à cooperação financeira, a Cooperação Sul-Sul promoveu um grande número de trocas de conhecimento e experiência através de programas, projetos e iniciativas que ajudaram a solucionar problemas específicos os países do Sul Global.


 


Em novembro de 2018, o escritório da ONU para Cooperação Sul-Sul publicou um documento reunindo mais de 100 experiências de sucesso que contribuíram com o desenvolvimento de países do mundo todo.


 


O documento traz exemplos de todas as regiões, demonstrando o sucesso em potencial da Cooperação Sul-Sul, como o apoio cubano na luta contra o ebola no oeste da África; a experiência do México em diversificar produtos do milho para melhorar saúde e nutrição no Quênia; o conhecimento de estratégias para reduzir fome compartilhado pela Colômbia com países da América Central; e as lições do Chile para países caribenhos sobre rotulagem de produtos como meio de diminuir índices de obesidade.


 


6. O que irá acontecer nesta semana na Argentina?


Os Estados-membros irão se encontrar novamente em Buenos Aires para a Segunda Conferência de Alto Nível para Cooperação Sul-Sul com o objetivo de revisar quatro décadas de tendências e lançar uma nova estratégia para implementar a Agenda 2030.


 


O Plano de Ação de Buenos Aires (BAPA) fornece uma oportunidade única para revisar as lições aprendidas desde 1978, identificar novas áreas e mecanismos onde a Cooperação Sul-Sul e Triangular podem acrescentar valor e ter maior impacto.


 


Por três dias, líderes mundiais irão se encontrar para discutir uma declaração política que deve pedir aumento da Cooperação Sul-Sul, assim como fortalecimento institucional de sistemas para este tipo de parceria.


 


O evento também terá painéis de discussões e um pavilhão para diferentes países compartilharem experiências de sucesso, demonstrando a eficácia deste tipo de cooperação e o potencial das ideias dos países do Sul Global.


 


7. Como posso participar?


O evento terá cobertura ao vivo no site da UN Web TV http://webtv.un.org/.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página