Angola: Mulheres rurais solicitam apoio | Land Portal | Asegurando los Derechos a la Tierra a través de Datos Abiertos
Author(s): 
Kamuanga Júlia | Saurimo
Language of the news reported: 
portugués
Mulheres de vários estratos sociais da província da Lunda-Sul defendem a simplificação de critérios para atribuição de terras para o cultivo, bem como acesso ao crédito bancário, visando o aumento da produção nas comunidades.
 
O apelo foi feito em Saurimo durante um fórum sobre a mulher rural, promovido pela Direcção Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
 
“A realidade da mulher no campo apela ao reforço em meios, como transporte, para facilitar o escoamento dos produtos. Esse encontro visa avaliar políticas públicas definidas e realinhar projectos e programas com o foco na resolução dos principais problemas que afectam as mulheres rurais”, disse a directora do Gabinete Prov incial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Maria Guilherme.
 
A promoção e valorização da mulher rural, definição de projectos que contribuam para a melhoria das condições de vida e criação de associações, para facilitar a captação de apoios do Governo, constam entre as estratégias definidas pelo Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género, segundo Maria Guilherme.
 
O contributo da mulher rural na luta de libertação nacional preencheu parte do discurso proferido pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Leandro Caputo, que, entre as inúmeros dificuldades enfrentadas pela mulher rural sublinhou as de acesso aos serviços sociais básicos, formação técnico-profissional e emprego.
 
No domínio da gestão do lar citou a desestabilização familiar, reflexo da violência e fuga à paternidade. “Estas e outras preocupações continuam a preocupar o Governo, que, através da mobilização nas comunidades, em palestras, procura banir práticas negativas”.
 
Durante o fórum sobre a mulher rural foram debatidos temas ligados aos critérios de acesso à terra, fomento ao crédito para o exercício da agricultura, piscicultura, melhoramento da renda das famílias no meio rural, bem como contribuição das parteiras tradicionais, como agentes de mobilização social para a saúde reprodutiva.
 
Foram ainda debatidos temas ligados aos mecanismos para captação de água e práticas para adesão das mulheres ao processo de alfabetização.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página