Conflito de terras em julgamento em fórum penal em Angola aponta dedo a figuras políticas | Land Portal
A 10ª Secção da Sala de Crimes Comuns do Tribunal Provincial de Luanda, em Viana, começou a julgar na quarta-feira, 3, 10 camponeses detidos há mais de um ano, numa disputa de terras que já levou ao afastamento de dois destacados funcionários estatais naquele município.
 
O advogado dos camponeses, Manuel Ngangula, diz que os arguidos são acusados de crimes de usurpação de imóvel, associação de malfeitores, associação criminosa, arrancamento de marcos, arremesso de objetos e outros crimes.
 
Ngangula manifesta-se surpreso com o fato de um assunto civil esteja a ser julgado no fórum criminal.
 
“O verdadeiro problema é a suposta existência de dois documentos de propriedade de um único espaço, que no nosso entender devia ser resolvido no fórum cível, e não criminal”, sustenta o advogado que diz acreditar na absolvição dos acusados.
 
“Se houver justiça e não houver forças estranhas, certamente os arguidos serão postos em Liberdade”, garante.
 
Entretanto, conhecedor dos conflitos que existem quanto à posse de terras, André Augusto, coordenador da associação de defesa dos direitos habitacionais SOS-Habitat, insiste que por trás deste processo estão o antigo procurador de Viana, Luís Bento Júnior, e o demitido comandante interino da Polícia Nacional no mesmo município, Samuel Afonso Makengo.
 
“Estas duas figuras saíram e não foram responsabilizadas, apesar de estarem envolvidas em disputas de terra”, lembrou.
 
A audiência de ontem ouviu quatro réus e o julgamento será retomado no dia 24.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página