UNITA pede inquérito sobre demolições | Land Portal
Foto: Carlos Ebert/Flickr
 
A UNITA solicitou, ontem, à Assembleia Nacional, a instauração de um inquérito para apurar responsabilidades no caso das demolições no bairro Merengue, nas imediações da Centralidade do Sequele, em Luanda
 
A solicitação foi feita, em conferência de imprensa, pelo deputado Raul Danda, que invocou a Resolução nº 37/09, de 3 de Setembro, que orienta as comissões de trabalho permanentes da Assembleia Nacional a acompanharem a execução do referido diploma.
 
Na conferência de imprensa, que serviu para abordar a questão das demolições no bairro Merengue, a UNITA apelou à Ordem dos Advogados de Angola a prestar auxílio judicial às populações, tendo em conta a sua vulnerabilidade.
 
O político mostrou-se "indignado” pelo silêncio dos governantes, tendo exortado o Titular do Poder Executivo "a reparar, com urgência, os danos causados, de modo a garantir um assentamento condigno a essas famílias”. A Administração Municipal de Cacuaco e a Empresa Gestora de Terrenos Infra-Estruturados esclareceram, oportunamente, que os casebres demolidos foram construídos em áreas de reserva fundiária do Estado.
 
Raul Danda recordou que no dia 16 de Novembro, uma delegação do seu partido efectuou uma visita de constatação ao município de Cacuaco, para melhor entender os problemas da população de Merengue, depois destes perderem as casas, fruto das demolições. Do processo, disse, foram constatadas a destruição de aproximadamente duas mil habitações de construção definitiva e cerca de mil habitações provisórias.
 
Segundo Raul Danda, a delegação constatou que o bairro Merengue estava estruturado com o estado de alinhamento e hierarquização de vias em quadrícula, com uma comissão de moradores e uma referência do registo do bairro nos documentos oficiais, o que indica um reconhecimento tácito, pelas autoridades, da existência de um espaço organizado, estruturado e habitado.
 
Neste sentido, afirmou, "houve por parte das autoridades governamentais  violação grave dos direitos fundamentais dos cidadãos do bairro Merengue, com destaque para o direito a uma habitação condigna”.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página