Mais de 50 países comprometem-se a proteger 30% das terras e oceanos do planeta | Land Portal
Foto: Frank Müller/Flickr
 
A High Ambition Coalition (HAC) for Nature and People, uma coligação de mais de 50 países de seis continentes, comprometeu-se a proteger quase um terço do planeta até 2030 para travar a destruição do mundo natural e a extinção da vida selvagem. Na cimeira “One Planet” em Paris, esta segunda-feira, organizada pelo presidente francês Emmanuel Macron, a coligação comprometeu-se a proteger, pelo menos, 30% das terras e oceanos do planeta.
 
As atividades humanas estão a conduzir à sexta extinção em massa da vida na Terra, de acordo os cientistas, e a produção agrícola, a exploração mineira e a poluição estão a ameaçar o funcionamento saudável dos ecossistemas que sustentam a vida, cruciais para a civilização humana.
 
No anúncio, segundo o The Guardian, a High Ambition Coalition disse que proteger pelo menos 30% do planeta para a natureza até ao final da década era crucial para evitar a extinção em massa de plantas e animais, bem como assegurar a produção natural de ar e água limpos.
 
O compromisso será, provavelmente, o objetivo principal do Acordo de Paris para a Natureza que será negociado na Cop15 em Kunming, na China, no final deste ano. A HAC espera que os primeiros compromissos de países como a Colômbia, Costa Rica, Nigéria, Paquistão, Japão e o Canadá garantissem a base do acordo da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
A secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, Elizabeth Maruma Mrema, saudou o compromisso, mas advertiu: “Uma coisa é comprometer-se, outra bem diferente é cumprir. Mas quando nos comprometemos, temos de cumprir. E, com esforços concertados, podemos coletivamente cumprir”, sublinhou, citada pelo The Guardian.
 
O anúncio na cimeira “One Planet” foi recebido com ceticismo por parte de alguns ativistas. Greta Thunberg, por exemplo, escreveu na rede social Twitter: “Em direto da cimeira One Planet em Paris: Bla bla natureza, bla bla importante, bla bla ambição, bla bla bla investimentos verdes (…)”.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página