Exército sudanês confiscou nove campos etíopes, afirma embaixador | Land Portal
Foto: Rita Willaert/Flickr
 
Yibtalal Amero, embaixador da Etiópia no Sudão, acusou ontem (13) o exército sudanês de confiscar nove campos em solo etíope, conforme informações da agência Anadolu.
 
“Ficamos surpresos com os ataques do exército sudanês contra o território etíope, ao confiscar nove campos desde novembro”, declarou Amero a representantes de organizações internacionais e embaixadores estrangeiros, em Cartum, capital do Sudão.
 
O diplomata fez ainda um apelo pelo fim da agressão militar sudanesa contra o país vizinho, a fim de chegar a uma solução pacífica para a crise em curso.
 
Segundo Amero, em 1972, o comitê incumbido com a demarcação das fronteiras entre os países, não submeteu documentos para solucionar a questão agrária e o problema dos assentamentos. Portanto, argumentou, fazendeiros etíopes não podem ser removidos.
 
Na terça-feira (12), Moaz Ahmad Tango, chefe do Comitê para Fronteiras Nacionais do Sudão, negou todas as alegações de que forças sudanesas passaram a ocupar territórios etíopes.
 
“Não há nenhuma tropa sudanesa em solo etíope, mas sim no Sudão. Conhecemos a fronteira de nosso país”, declarou Tango à Anadolu.
 
Nos últimos dois meses, o Sudão enviou tropas a suas fronteiras orientais, em direção à Etiópia, sob pretexto de reivindicar territórios mantidos sob controle de grupos paramilitares e fazendeiros etíopes, desde 1995.
 
O acordo de demarcação de fronteiras entre Reino Unido e Etiópia remete ao início do século XX, em 1902, muito antes da independência sudanesa, em 1956. Divergências entre os países africanos sobre a questão continuam até hoje.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página