Novo Ataque ao Povo Mayangna da Nicarágua | Land Portal
Por Comunitários do Povo Mayangna - Sauni As
 
Nós, como Unidade do Povo Mayangna em Defesa dos Direitos Humanos e da Mãe Terra, denunciamos e condenamos fortemente outro ataque perpetrado por colonos que invadem a Terra Indígena Mayangna, no dia 4 de Março de 2021, onde as ameaças e ataques são constantes e a cada dia e a cada hora nosso povo está arriscando suas vidas e onde há um silêncio total das chamadas autoridades competentes.
 
Nossos comunitários estavam trabalhando nas suas roças quando colonos fortemente armados vieram atacar de forma violenta nossa comunidade deixando um jovem gravemente ferido com 5 balas e um membro da comunidade desaparecido. Estamos á procura do companheiro desaparecido e nosso povo está em alerta no território indígena Mayangna Sauni As. 
 
Diante deste lamentável ataque, as autoridades territoriais nos pronunciamos devido a que o que se conhece como Nação Mayangna, a Polícia Nacional e o Exército Nicaraguense, através do que disse se chamar de Batalhão Ecológico BOSAWAS (BECO), não estão fazendo nada. Ao contrario, estão incentivando os colonos para se apropriarem de nossas terras em troca de votos. Esta situação não é recente, mas o povo não se levanta e já é hora de deixar de reconhecer estas autoridades corruptas e seus cúmplices, o GTI e NAÇÃO MAYANGNA  são do governo e nós, como filhos do povo Mayangna, o que estamos esperando? o que estamos fazendo? chega. 
 
Estamos chamando as organizações de direitos humanos em nível nacional e internacional a agir, não apenas para denunciar a situação, precisamos também de força para resolvê-la, é difícil, mas temos fé que logo podemos ter um resultado através da unidade e da aliança.

Comparta esta página