Voos do PAM identificam milhares de hectares de culturas destruídos em Timor Leste | Land Portal

Cerca de 1.600 hectares de arroz e 295 hectares de culturas de milho em seis municípios de Timor-Leste foram danificados pelo recente ciclone Seroja, segundo dados recolhidos em voos de avaliação do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM).

Entre 16 e 21 de abril, o PAM realizou, com o apoio da Mission Aviation Fellowship (MAF), uma série de voos de avaliação, em nome do Governo timorense, para determinar a extensão dos danos agrícolas e infraestruturais causados pelo ciclone Seroja.

O ciclone atingiu o país entre os dias 29 de março e 04 de abril, causando inundações e deslizamentos de terras, com particular expressão na capital Díli e nas zonas baixas circundantes, e provocou pelo menos 36 mortos e uma dezena de desaparecidos.

Os três voos de avaliação efetuados pelo PAM abrangeram Viqueque, Manatuto, Baucau, Manufahi, Ainaro, Covalima, Oecussi, Bobonaro e outros distritos, entre 16 e 21 de abril.

Segundo os dados preliminares desta avaliação, avançados pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, cerca de 1.600 hectares de arroz e 295 hectares de culturas de milho ficaram danificados, só em seis municípios.

"Após as inundações de 4 de abril, muitos esquemas de irrigação foram danificados, o que é muito devastador, uma vez que a maioria da nossa população é agricultora de subsistência. Estamos gratos ao PAM por intervir e nos apoiar na avaliação destes danos", disse o ministro da Agricultura e Pescas, Pedro Reis.

A partir da próxima semana, o PAM, juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), conduzirá uma missão de avaliação das culturas e da segurança alimentar para determinar os impactos globais das cheias na situação da segurança alimentar.

"Os voos fornecidos pela Mission Aviation Fellowship permitiram ao PAM e ao Governo avaliar os danos em dias, em vez de semanas, se o tivéssemos feito à maneira antiga", disse o diretor do PAM para Timor-Leste, Dageng Liu, que se mostrou satisfeito com o contributo desta parceria para "a recuperação do país das inundações devastadoras".

Nestas avaliações aéreas têm participado representantes superiores do secretário de Estado da Proteção Civil, o Ministério da Agricultura e Pescas, o Ministério do Planeamento e Território, o Ministério das Obras Públicas e a ONU.

Segundo o secretário de Estado da Proteção Civil, Joaquim Martins, o apoio logístico do PAM permitiu a distribuição de materiais de socorro que salvaram vidas humanas às famílias afetadas pelas cheias, no prazo de 48 horas.

"Estas avaliações aéreas são fundamentais para nos ajudar a compreender a verdadeira extensão dos danos não só em Díli, mas também noutros distritos. Com a informação gerada, podemos então determinar as nossas necessidades, estabelecer prioridades, e conceber intervenções a avançar", disse Joaquim Martins.

 Copyright © Fuente (mencionado anteriormente). Todos los derechos reservados. El Land Portal distribuye materiales sin el permiso del propietario de los derechos de autor basado en la doctrina del "uso justo" de los derechos de autor, lo que significa que publicamos artículos de noticias con fines informativos y no comerciales. Si usted es el propietario del artículo o informe y desea que se elimine, contáctenos a hello@landportal.info y eliminaremos la publicación de inmediato.



Varias noticias relacionadas con la gobernanza de la tierra se publican en el Land Portal cada día por los usuarios del Land Portal, de diversas fuentes, como organizaciones de noticias y otras instituciones e individuos, que representan una diversidad de posiciones en cada tema. El derecho de autor reside en la fuente del artículo; La Fundación Land Portal no tiene el derecho legal de editar o corregir el artículo, y la Fundación tampoco espalda sus contenidos. Para hacer correcciones o pedir permiso para volver a publicar u otro uso autorizado de este material, por favor comuníquese con el propietario de los derechos de autor.

Comparta esta página