Brésil | Land Portal

Dernières nouvelles

21 juin 2023
Kenya
Madagascar
Mozambique
Burkina Faso
Sénégal
Guatemala
Brésil
Philippines

Dans ce monde de plus en plus complexe, nous avons besoin de stratégies innovantes pour répondre aux nouveaux défis. C’est pourquoi le FIDA utilise systématiquement les outils et technologies les plus récentes pour concevoir et mettre en œuvre des programmes au service des populations rurales.

Photo par RRI
15 juin 2023
Afrique
Kenya
République démocratique du Congo
Libéria
Brésil

Nouveau rapport : Depuis 2015, les peuples autochtones, les peuples afrodescendants et les communautés locales ont obtenu la reconnaissance juridique de plus de 100 millions d’hectares de terres additionnels. Les membres de ces groupes détiennent désormais plus de 11 % de la superficie terrestre mondiale.

  • Entre 2015 et 2020, la superficie des terres communautaires jouissant d’une reconnaissance légale a augmenté dans au moins 39 pays.
  • Ces gains fonciers ont été réalisés en dépit du faible soutien apporté par les gouvernements et les bailleurs, ce qui laisse penser que le renforcement des droits pourrait permettre une progression rapide des objectifs mondiaux de développement.
  • La mise en œuvre des législations existantes permettrait d’étendre les droits communautaires sur plus de 260 millions d’hectares de terres coutumières.
1 août 2023
Brésil
Amazonia

Restauration forestière, pratiques d’élevage durables, inclusion sociale, diversification des revenus agricoles, qualité de l’eau… Paragominas, une commune au cœur de l’Amazonie brésilienne, enchaîne les réussites sur les plans environnemental, social et économique. Afin de soutenir et pérenniser cette tendance, les acteurs publics souhaitent attirer les investisseurs responsables grâce à un nouvel outil : la certification territoriale.

Blogs

Événements

Bibliothèque

Organisations

El Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA) es el organismo especializado en agricultura del Sistema Interamericano que apoya los esfuerzos de los Estados Miembros para lograr el desarrollo agrícola y el bienestar rural.


Misión


Estimular, promover y apoyar los esfuerzos de los Estados Miembros para lograr su desarrollo agrícola y el bienestar rural por medio de la cooperación técnica internacional de excelencia.


Visión


MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é o responsável, no governo federal, pela proposição e implementação das políticas públicas voltadas a reforma agrária e a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do segmento rural constituído pelos agricultores familiares. Suas ações estão norteadas no combate à pobreza rural, a segurança e soberania alimentar, a sustentabilidade dos sistemas de produção e a geração e agregação de valor.

Constituímos hoje um grupo que funciona como um instituto virtual, reunindo hoje 159 pesquisadores (dos quais 97 principais) e 59 instituições dos campos universitário (programas de pós-graduação), governamental (fundações estaduais e prefeitura) e não-governamental, sob a coordenação geral do IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Somos uma organização brasileira, que faz parte de um movimento global contra a pobreza, a desigualdade e a injustiça. Após mais de 50 anos de atuação no Brasil, marcada por uma história de luta e compromisso com os direitos humanos e a democracia, surgiu, em 2014, a Oxfam Brasil, uma organização brasileira, afiliada à confederação Oxfam. A partir de 2015, a Oxfam Brasil inicia suas atividades, trabalhando com outras organizações da sociedade civil, na luta e compromisso pela construção de um país mais justo, sustentável e solidário.

Missão

OE

Editora Expressão Popular (Editora Expressão Popular)

Produzir ótimos livros, de qualidade e a preços acessíveis. Mas como atingir este objetivo? Só há um caminho: contar com a solidariedade de sujeitos dos movimentos populares e das universidades. Esse foi o motivo que reuniu, em janeiro de 1999, um conjunto de homens e mulheres das mais diversas faixas etárias, de diferentes profissões, e cujas  trajetórias tinham um traço em comum: o compromisso com a construção de um novo mundo. A partir disso iniciamos a organização de centenas de profissionais para colaborar conosco e transformar nossas ideias em realidade.


A Secretaria do Patrimônio da União, ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, administra o Patrimônio Imobiliário da União, descrito no art. 20 da Constituição Federal, pertencente a todos os brasileiros. Entre as competências da SPU incluem-se, entre outras, a incorporação e regularização do domínio dos bens; sua adequada destinação; além do controle e da fiscalização dos imóveis. Elas estão descritas no art. 31 do Decreto nº. 9.035, de 2017.

CEAS

Desde que foram lançados (1969), os Cadernos do CEAS buscam discutir criticamente temas diversos, que se relacionam com questões sociais, sempre na perspectiva de analisar a realidade brasileira em sua inserção internacional, apontando as iniciativas das classes trabalhadoras como caminho para a superação das situações de opressão e dos seus traços mais perversos, com o resgate da gigantesca desigualdade social que torna o Brasil um caso único e extremo entre os países industrializados.

¿qué es la Secretaría General Iberoamericana?


El organismo internacional de apoyo a los 22 países que conforman la comunidad iberoamericana: los 19 de América Latina de lengua castellana y portuguesa, y los de la Península Ibérica España, Portugal y Andorra.


Apoyamos la organización de la Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno, damos cumplimiento a sus mandatos, e impulsamos la Cooperación Iberoamericana en el ámbito de la educación, la cohesión social y la cultura.


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).


Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.


INA

A INA é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter temático e corporativo, formalmente instituída em 08 de julho de 2017. Seus principais objetivos são a busca pela promoção e defesa dos direitos, interesses e prerrogativas individuais e coletivas de seus associados em todo o território nacional, bem como o posicionamento e a incidência na formulação, execução e defesa da política indigenista, a partir da perspectiva da autonomia dos povos indígenas e do Estado pluriétnico e democrático.

Partagez cette page