VIII Congresso Florestal Nacional | Land Portal

Desde a sua fundação, em 1984, a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais tem vindo a desenvolver diversas actividades no sentido de fomentar o estudo e progresso da ciência e da técnica florestal entre as quais se destaca a organização dos Congressos Florestais Nacionais.

Os sete Congressos Florestais Nacionais anteriores realizaram-se em diversas localidades e debruçaram-se sobre temas centrais variados, como “Floresta, Desafio de Longo Prazo” (Lisboa 1986), “Floresta e Mudança” (Porto 1990), “Os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural” (Coimbra 1994), “A Floresta na Sociedade do Futuro” (Évora 2001), “A Floresta e as Gentes” (Viseu 2005), “A Floresta num Mundo Globalizado” (Ponta Delgada 2009) e “Floresta, Conhecimento e Inovação” (Vila Real e Bragança 2013).

O próximo (oitavo) Congresso Florestal Nacional ocorrerá em 2017 e propõe-se abordar um tema ainda não desenvolvido em anteriores Congressos, em linha com o objectivo estatutário de promover o intercâmbio internacional. Assim, para além das sempre importantes trocas técnicas e científicas a nível nacional, o Congresso tentará promover o intercâmbio entre entidades e especialidades do mundo lusófono, de modo a que estas possam partilhar experiências, resultados, técnicas e desenvolvimentos científicos na área florestal e que utilizem estas raízes comuns como base para os desenvolvimentos futuros.

Assim, o Tema Central é: “Floresta em Português: Raízes do Futuro”

Dentro deste Tema Central serão realizadas Conferências sobre diversos aspectos de interesse geral como Florestas e Conservação da Natureza, Madeiras na Lusofonia, Biodiversidade, Políticas e Mercados Internacionais, Estatísticas Florestais, Gestão Florestal Comunitária. Para além destas Conferências serão realizadas Sessões Temáticas sobre outros aspectos técnico-científicos mais particulares que serão oportunamente definidos.

 

DATA

De 11 a 14 de Outubro de 2017

 

LOCAL

Viana do Castelo

 

ORGANIZAÇÃO

A organização do Congresso está a cargo de uma Comissão constituída por elementos da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde decorrerão as conferências e sessões temáticas, e das Associações Florestais do Lima e do Vale do Minho.

A organização por parte de entidades de pendor diferenciado contribuirá para um equilíbrio entre os vectores técnico e científicos do Congresso. A iniciativa conta já com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.

Partagez cette page