Enquadramento Demográfico da Protecção Social em Moçambique | Land Portal
PDF icon Download file (1.43 Mo)

Informations sur la ressource

Date of publication: 
mars 2011
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
978-989-8464-03-3
Pages: 
88
License of the resource: 

A viabilidade e sustentabilidade dos sistemas modernos de protecção social, em países subdesenvolvidos como Moçambique, são geralmente avaliadas em torno dos mecanismos financeiros, como se a segurança humana da maioria da população dependesse principalmente da robustez, eficácia e eficiência dos sistemas económico-financeiros. Porém, quando se presta a devida atenção à demografia da população moçambicana, verifica-se que os factores e mecanismos demográficos jogam um papel muito mais determinante do que a literatura contemporânea sobre protecção social tem reconhecido; um papel socialmente mais relevante do que o de mero contexto ou variável exógena à dinâmica económica e social do país.

Esta ideia tem sido elaborada e aprofundada, em diferentes trabalhos recentes do autor deste trabalho, mas nenhum deles fornece o panorama extensivo apresentado nesta edição nº 6 do “Cadernos IESE”. O artigo apresenta um panorama sistemático da demografia de Moçambique, inserido na teoria e modelos modernos da transição demográfica. Mostra que Moçambique está a viver uma importante ruptura com o regime demográfico antigo, caracterizado por elevadas taxas de mortalidade e de natalidade, baixo nível de esperança de vida, estrutura etária muito jovem e crescimento populacional moderado.

Ao rever a evolução demográfica moçambicana percebe-se que a ruptura com o regime demográfico antigo iniciou, na primeira metade do Século XX, apenas ao nível da mortalidade. O mesmo não aconteceu com a transição da fecundidade, a qual iniciou em algumas regiões, mas ainda não se generalizou de forma sustentável a todo o país. Sempre que oportuno, ao longo do trabalho, a dinâmica populacional moçambicana é comparada com a dos países da região da África Subsariana e do mundo em geral.
 

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Francisco, A

Publisher(s): 

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Partagez cette page