Gestão e administração de terras e promoção do desenvolvimento rural | Land Portal

Informations sur la ressource

Date of publication: 
mars 2015
Resource Language: 
Pages: 
24
License of the resource: 

O Centro Terra Viva (CTV) em parceria com o Observatório do Meio Rural (OMR), realizou no dia 26 de Março de 2015, no Anfiteatro do Museu de História Natural, na Cidade de Maputo, um debate público sobre o tema “O papel da gestão e administração de terras na promoção do desenvolvimento rural”, reunindo cerca de 26 participantes, dos quais 19 homens e 07 mulheres, em representação de instituições públicas, académicas e de organizações da sociedade civil.

O evento foi organizado com objectivo de analisar o quadro legal e institucional que regula a gestão e administração de terras no país, tendo em conta as premissas que os diferentes instrumentos legais estabelecem para o envolvimento das comunidades nos empreendimentos económicos que recaem sobre as suas áreas, através de parcerias entre estas e os investidores.

O tema foi escolhido pelo facto de nos últimos anos, o país ser alvo de pressões sobre a terra destinadas a investimentos estrangeiros em variadas áreas como agricultura, infra-estruturas, recursos minerais e energia, que prometem crescimento económico. Entre os atractivos para investimentos figuram a relativa abundância da terra uma vez que apenas 20% de terra fértil é cultivada, pouca exploração da orla costeira e relativa facilidade de que goza o capital estrangeiro no país.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Carrilho, J

Publisher(s): 
Centro Terra Viva (CTV)

Missão 
Uma gestão dos recursos naturais baseada em conhecimentos científicos, ambientalmente sã, economicamente viável e institucionalmente responsável.

Visão 
Contribuir para uma melhor fundamentação técnico-científica das decisões ambientais, para que os apelos à participação pública na gestão ambiental, incluídos nas políticas, estratégias e na legislação ambiental nacional sejam respondidos, positivamente, por uma sociedade civil com capacidade de dar contribuições informadas e relevantes nesta área.

Partagez cette page