Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade em Moçambique | Land Portal
PDF icon Download file (2.28 Mo)

Informations sur la ressource

Date of publication: 
juin 2010
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
ISBN 978-989-96147-5-8
Pages: 
198
License of the resource: 

O IESE realizou, a 22 e 23 de Abril de 2009, a sua II Conferência Científica subordinada à temática genérica “Padrões de Acumulação Económica e Dinâmicas da Pobreza em Moçambique”. Por que razão foi esta temática escolhida e o que significa?

Entendemos  por  estudo  dos  “padrões”  e  “dinâmicas”  de  acumulação  económica  e  de pobreza a análise das características económicas, sociais e políticas das tendências de crescimento, reprodução, diferenciação e distribuição económica e social em condições históricas específicas, tomando em conta as relações complexas e dinâmicas entre os agentes e as pressões económicas e sociais com as quais eles se relacionam. Este estudo requer a análise das estruturas (o que é produzido, quanto, como, com que grau de interligação e como é distribuído) e instituições (políticas, sistemas políticos e organizações políticas, participação dos cidadãos na vida política e na governação, etc.), e de como é que as estruturas e agentes económicos e políticos se relacionam e se interligam. Sobretudo, tal estudo requer a compreensão de como é que as forças, interesses e pressões políticas, económicas e sociais se conjugam e operam no quadro dessas estruturas, instituições, conflitos e tensões. Em outras palavras, a temática da conferência reflecte uma abordagem de economia política para o estudo das dinâmicas, capacidades e relações de produção, reprodução, diferenciação e distribuição.

Em Moçambique, em relação com o slogan de combate à pobreza absoluta, o debate social sobre desenvolvimento tem enfoque na discussão das causas e soluções da pobreza. Umas abordagens enfatizam as fraquezas estruturais que tornam alguns indivíduos mais vulneráveis no  mercado  (deficiente  capital  humano  individual);  a  inadequação  das  instituições  (corrupção, neo-patrimonialismo do Estado, desigualdade do género e feminização da pobreza, insuficiente ou inadequada democracia e limitada descentralização); e a limitação dos recursos disponíveis (tamanho da economia, poupança e magnitude da sua taxa de crescimento).

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Brito, L , Castel-Branco, C, Chichava , S & A Francisco

Publisher(s): 

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Concentration géographique

Partagez cette page