Motivações migratórias rural-urbanas e perspectivas de regresso ao campo- uma análise do desenvolvimento rural em Moçambique a partir de Maputo | Land Portal

Informations sur la ressource

Date of publication: 
août 2016
Resource Language: 
Pages: 
37

O ritmo migratório rural-urbano é frequentemente superior à taxa de crescimento natural dapopulação citadina, em resultado da procura de oportunidades de emprego por parte daspopulações rurais, o que reflecte (e cria novas) pressões sociais e económicas.Ao longo deste texto procura-se compreender os factores que levam as populações de origemrural a migrar para a cidade de Maputo, assim como compreender as dinâmicas de relacionamentodas mesmas, uma vez na cidade, com o seu universo de origem. Finalmente, pretende-se aferir asexpectativas de regresso das populações migrantes, considerando as representações sociais queconstroem sobre os contextos de proveniência. O texto procura demonstrar como as políticas dedesenvolvimento são geradoras de uma economia dual, afectando os movimentos migratórios eas dinâmicas demográficas e de urbanização, assim como a natureza do emprego e os processosde actividade e de acumulação económica.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

João Feijó e Aleia Rachide Agy e Momade Ibraimo

Publisher(s): 

O Observatório do Meio Rural (OMR) é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.


Registada na Conservatória do Registo das Entidades Legais sob o Número Único de Entidade Legal 100274736, com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique.

Partagez cette page