Desmatamento global cai, mas florestas tropicais continuam ameaçadas | Land Portal

FAO/Xiaofen Yuan. Manejo florestal sustentável também é considerado um meio para construir economias e sociedades resilientes

 

Estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, aponta que taxa de desmatamento caiu 30% nas últimas duas décadas; América do Sul teve principal perda, com 68 milhões de hectares a menos; expansão agrícola e pecuária são as principais causas.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, publicou um relatório que mostra que a taxa em que as florestas estão desaparecendo diminuiu quase 30% desde a primeira década do século até o período de 2010-2018.

Mas, segundo o estudo, as florestas tropicais ainda estão sob a maior ameaça, seja pela criação de gado na América do Sul ou pela expansão de terras agrícolas, como plantações de dendezeiros na Ásia.

Resultados

O levantamento da FAO aponta que o desmatamento anual caiu cerca de 29%, passando de 11 milhões de hectares por ano entre 2000 e 2010 para 7,8 milhões de hectares por ano nos oito anos seguintes. Os dados são da Pesquisa Global de Sensoriamento Remoto de Avaliação de Recursos Florestais.

As perdas líquidas de área florestal caíram mais da metade durante o período avaliado pela agência da ONU, diminuindo de 6,8 milhões de hectares para 3,1 milhões de hectares anuais em quase duas décadas.

Analisando por região, o maior desmatamento ocorreu na América do Sul, que reduziu suas reservas florestais em 68 milhões de hectares, seguido pela África, com 49 milhões de hectares.

Apesar de ser o continente com a maior taxa, o desmatamento de fato diminuiu na América do Sul, como aconteceu no sul e sudeste da Ásia.

Florestas tropicais

Segundo a FAO, a perda de florestas tropicais foi responsável por mais de 90% do desmatamento global de 2000 a 2018, em 157 milhões de hectares. A área é equivalente ao tamanho da Europa Ocidental.

No entanto, o desmatamento anual de áreas tropical diminuiu de 10,1 milhões de hectares por ano na primeira década do século para 7 milhões de hectares por ano no período seguinte.

Para a vice-diretora da FAO, Maria Helena Semedo, a pesquisa é importante pelos novos números apurados e por apontar as tendências da área florestal, o que está impulsionando o desmatamento e para monitorar a evolução.

Principais causas de desmatamento

Ela adicionou que o desenvolvimento agrícola insustentável e outros usos da terra continuam a exercer forte pressão sobre as florestas, especialmente em países mais pobres.

Segundo Semedo, existem soluções que podem ser ampliadas para “alimentar o mundo sem destruir nossas florestas”.

A expansão das terras agrícolas é o principal motor do desmatamento, causando quase 50% do desmatamento global, seguido pela pecuária, responsável por 38,5%. Apenas a exploração de dendê foi responsável por 7% do desmatamento global em dezoito anos.

A pesquisa aponta que as regiões tropicais da América Central são as mais ameaçadas pela conversão do uso da terra: 30,3% da floresta na região úmida tropical da América Central e 25,2% da floresta tropical da América Central foram perdidas no período estudado.

Recuperação florestal

De acordo com o estudo da FAO, o ganho de área florestal anual global apresentou um ligeiro aumento, passando de 4,2 milhões de hectares por ano na década de 2000 a 2010 para 4,7 milhões de hectares por ano no período entre 2010 e 2018.

A área de floresta plantada aumentou 46 milhões de hectares nas duas décadas estudadas.

Quase um quarto das florestas plantadas neste milênio substituiu as florestas em regeneração natural, com metade dessa área no sul e sudeste da Ásia.

O estudo liderado pela FAO é baseado na análise consistente de 400 mil amostras por mais de 800 especialistas locais de 126 países e territórios.

 

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page