São Tomé e Príncipe. Um milhão de euros para recenseamento da agricultura | Land Portal

Foto: egorgrebnev/flickr

A União Europeia e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) financiam com 1,070 milhões de euros o terceiro recenseamento geral da agricultura são-tomense para a produção de dados estatísticos fiáveis da agricultura do país.

A realização do recenseamento geral agrícola colocará a disposição das autoridades dados estatísticos fiáveis e atualizados sobre o setor, melhorando as ferramentas de planeamento e monitoria das iniciativas para o desenvolvimento da agricultura", sublinhou a embaixadora da UE para Gabão e São Tomé e Príncipe, Rosário Bento Pais.

Durante a assinatura da convenção de financiamento do recenseamento que decorreu na quinta-feira em São Tomé, a representante da UE acrescentou que o estudo "fornecerá anualmente dados atualizados sobre a produção e áreas agrícolas, gado e aquacultura, rendimentos domésticos e situação alimentar e nutricional do país", fornecendo as autoridades "uma base de dados que apoie a tomada de decisões e investimentos".

O setor primário emprega mais de metade da população são-tomense, e corresponde em cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 90% das receitas de exportação do país.

"Este projeto insere-se nas atividades que a União Europeia está a desenvolver com as autoridades de São Tomé e Príncipe para apoiar a implementação dos planos nacionais de desenvolvimento do país, que definem como um dos seus principais objetivos aumentar a produção e a diversificação agrícola e expandir a exportação, realçando o papel da agricultura na criação do emprego, no reforço da segurança alimentar, na redução da pobreza e da dependência de importações alimentares", disse Rosário Bento Pais.

Os únicos recenseamentos agrícolas de São Tomé e Príncipe foram realizados em 1964 e 1990, estando em desacordo com as orientações internacionais.

"Mandam as boas normas e práticas internacionais que os recenseamentos agrícolas tenham lugar de cada dez em dez anos, pelo que se torna claro e evidente que o país reclama pela sua realização, sob pena de se comprometer a eficácia e eficiência aquando da planificação dos grandes eixos prioritários no domínio da agricultura", sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros são-tomense, Alberto Pereira, que assinou a convenção de financiamento com os representantes da UE e da FAO.

O terceiro recenseamento geral da agricultura de São Tomé e Príncipe tem a duração de 30 meses e vai abranger também os subsetores das pescas, da pecuária e da silvicultura, e as suas atividades vão permitir o fortalecimento das capacidades técnicas e operacionais dos técnicos dos ministérios da Agricultura e do Plano e Finanças, bem como do Instituto Nacional de Estatística.

A União Europeia contribuiu com 970 mil euros, cabendo o restante valor à FAO.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page