Projeto Ntene Terra debate acesso das mulheres à terra | Land Portal

Foto: Bioversity International/Flickr

O projeto Ntene Terra promoveu hoje, em Bissau, um ateliê para debater sobre o acesso das mulheres à terra, na sequência de uma série de ações realizadas um pouco por todo o país, desde o ano passado.

 Implementado pela FAO, em parceria com o Governo e com o apoio financeiro da União Europeia, o projeto tem como objetivo trabalhar por uma governação responsável de terra.

 No ato da abertura, o consultor de FAO na matéria de Igualdade de Género, Bubacar Turé, que animou o encontro, salientou que a referida atividade tem o papel de sensibilizar as mulheres das organizações da sociedade civil em matéria de Lei da Terra e seus regulamentos, questões essas fundeadas na Guiné-Bissau.

Segundo ele, não deve existir uma governação responsável de terra sem uma direção inclusiva, que integra a dimensão de género em todos os aspetos, lembrando que a terra é um recurso mais importante de um país. Na sua opinião, o acesso a gestão dessa riqueza deve ser inclusiva integrando todos os componentes da sociedade, como homens, mulheres e crianças.

Bubacar Turé afirmou que não se pode falar de desenvolvimento, paz, democracia e muito menos de Estado de Direitos, sem contar com a igualdade de género, que não se trata só das mulheres, mas sim dos direitos humanos, e deve ser integrado em tudo aquilo que está ligado com planos humanitários.    

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page