Participação das mulheres na governança fundiária no Mekong: Indo além das cotas para contribuições e influências significativas | Land Portal
Contact details: 
Neil Sorensen, neil.sorensen@landportal.org
Organizers: 

Project Description

Land governance is at the center of development challenges in Cambodia, Laos, Myanmar and Vietnam. Governments are revising land policies and practices in order to face these challenges. The project aims to (i) assist the emergence of more favorable policies and practices for securing the rights and access of family farmers to land and natural resources; and (ii) to strengthen the effectiveness of concerned stakeholders through learning, alliance building and regional cooperation.


Language of the event: 
Vietnamese
English
Khmer
Lao

Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
9:00-11:00 CET | 15:00-17:00 Bangkok​

Inscreva-se agora 

Junte-se a nós em um webinário que esclarecerá dois relatórios pioneiros sobre gênero e governança de terras na região de Mekong. Os relatórios, "Outlook on Gender and Land in the Mekong Region"(Perspectivas sobre Gênero e Terra na Região do Mekong) e "Towards Gender-Equitable Land Policy and Law Making in the Mekong Region"(Rumo a uma Política Fundiária e Legislação Equitativa de Gênero na Região do Mekong), foram produzidos na Fase II do programa de Governança Fundiária da Região do Mekong (MRLG - sigla em inglês). Este é o primeiro webinário da série o "Estado da terra na região do Mekong. Essa série destaca o ambiente em evolução da governança de terras nessa região dinâmica.

Durante este webinário, os(as) palestrantes discutirão a relação entre as instituições nacionais de igualdade de gênero e seu impacto sobre os direitos das mulheres à terra nos países do Mekong. Além disso, os(as) palestrantes identificarão as principais barreiras nos níveis nacional e local que perpetuam os preconceitos de gênero e impedem a participação significativa das mulheres nas decisões relacionadas à terra e à reforma da política fundiária. O webinário mostrará como o MRLG está enfrentando esses desafios por meio de treinamentos sobre gênero e governança fundiária, pesquisa de ação feminista participativa e apoio a uma comunidade de prática especializada em gênero e governança fundiária na região do Mekong.

Este webinário tem como objetivo iniciar um diálogo crítico sobre os desafios comuns enfrentados pelas mulheres na região de Mekong com relação à governança fundiária. Por meio de apresentações e discussões com o público, exploraremos como o acesso à informação e a governança fundiária transparente podem capacitar as mulheres, garantindo que suas vozes não sejam apenas ouvidas, mas também influenciem na elaboração de políticas. O objetivo é compartilhar estratégias para ir além da representação e garantir que as contribuições das mulheres sejam substanciais e impactantes na governança da terra.

O webinário será realizado em inglês, khmer, laosiano e vietnamita.

Painelistas

 

Dra. Elizabeth Daley, consultora autônoma independente e Diretora da Land Portal Foundation (Moderadora)​

 

Natalie Campbell, Conselheira Regional de Posse Consuetudinária, Governança de Terras da Região do Mekong (MRLG - sigla em inglês)​

 

Dra. Hue Le, pesquisadora sênior, Universidade Nacional do Vietnã, Hanói​

 

Maithin Yumon, diretora da Organização de Direitos Humanos Chin (CHRO - sigla em inglês)

Dra. Sochanny Hak, pesquisadora sênior, Centro de Análise de Assuntos de Desenvolvimento, Camboja​

 

Dr. Micah Ingalls, Líder de Equipe, Governança de Terras da Região do Mekong (MRLG - sigla em inglês)​

 

Phouvone Thammavong, Diretora Adjunta, Ministério do Planejamento e Investimento, Departamento de Promoção de Investimentos, RDP do Laos​

 

 

A série de webinários O Estado da Terra na Região do Mekong é um esforço colaborativo da Fundação Land Portal e do MRLG que destaca o cenário em evolução da governança fundiária na região do Mekong. Essa série, que se insere na fase final do programa MRLG (2023-2025), tem como objetivo compartilhar percepções e abordar os desafios da governança fundiária em quatro países. Enfatizando a abertura e a acessibilidade das informações, cada webinário explorará as principais tendências, problemas e soluções na governança de terras.

O MRLG é um projeto do Governo da Suíça, por meio da Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC - sigla em inglês), com cofinanciamento do Governo da Alemanha e do Governo de Luxemburgo.

Partagez cette page