STP está determinado em ocupar a liderança da CPLP em Julho | Land Portal

Publicado em 08 Mar 2016


O Primeiro-ministro Patrice Trovoada, garantiu na terça-feira que São Tomé e Príncipe, vai avançar com um candidato para o cargo de secretário executivo da CPLP, de acordo ao processo de rotatividade que vigora desde a criação da organização lusófona. «São Tomé e Príncipe irá apresentar uma candidatura, e eu quero frisar que é uma candidatura para a CPLP, para enaltecer a nossa organização, e não se trata de uma candidatura contra um outro Estado», declarou Patrice Trovoada, no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe antes de viajar rumo ao Gabão.


A reacção de Patrice Trovoada, tem a ver com a posição já anunciada por Portugal de avançar com um candidato para o secretariado executivo da CPLP, numa altura em que termina o mandato do Moçambicano Murade Isaac Murargy. «Existe um entendimento não escrito, de que quem tem a sede da organização não poderia ter o secretariado executivo. Na última cimeira da União Africana, esse entendimento foi confirmado a nível dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Outros países membros da CPLP também têm esse entendimento», explicou o chefe do governo são-tomense.


Portugal acolhe a sede da CPLP. Com base nesse entendimento verbal, São Tomé e Príncipe, garante que é a sua vez de ocupar o secretariado executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. «Nesse quadro cabe a vez de STP apresentar a candidatura para o cargo de secretário executivo, é o que tencionamos fazer para que em Julho possamos ter dentro das regras da CPLP, o secretariado executivo ocupado por uma figura são-tomense», concluiu, Patrice Trovoada.


No próximo dia 17 de Março, os ministros dos negócios estrangeiros da CPLP, deverão se reunir para analisar a modalidade de sucessão na organização lusófona.


Téla Nón

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page