II Forum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional - CPLP | Land Portal

Fonte: MSC-CONSAN
Setembro de 2016

Antecedentes

II Forum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional (FAFSAN II) na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) dá continuidade ao I Fórum realizado em São Tomé e Príncipe, em Março de 2015. O FAFSAN II terá lugar na sede da CPLP*, em Lisboa, de 26 a 30 de Setembro de 2016, e constituirá um momento de discussão, capacitação, partilha e fortalecimento do diálogo com outros atores envolvidos na implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN) da CPLP.

Objetivos

Com a organização do FAFSAN II pretende-se alcançar os seguintes objetivos: 

Promover a discussão, reflexão e capacitação sobre os temas centrais identificados (identificação e reconhecimento da agricultura familiar; compras públicas; agroecologia; governança da terra e outros recursos naturais;
Sistematizar principais propostas da sociedade civil nos temas centrais identificados; 
Promover sinergias com os diferentes Mecanismos de Participação Social no CONSAN-CPLP, nomeadamente: Universidades; Parlamentares; Setor Privado.

Organização e Apoios

O FAFSAN II é organizado pelo Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (MSC CONSAN) da CPLP, pela Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional (REDSAN) da CPLP. Conta com os apoios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Rede Internacional de Segurança Alimentar (IFSN) e Comissão Europeia.

Metodologia de Trabalho

O Fórum será composto por sessões internas de capacitação e discussão, reservada aos membros do Comité de Coordenação do MSC-CONSAN, e espaços de discussão e articulação com outros atores. Neste sentido, além de representantes do Comité de Coordenação do MSC-CONSAN de todos os países da CPLP, serão convidados representantes dos demais Mecanismos de Participação Social no CONSAN-CPLP, bem como os Embaixadores acreditados junto do Secretariado Executivo da CPLP e os técnicos do Secretariado Executivo da CPLP e respetiva Direção de Cooperação.

Serão igualmente convidadas entidades públicas e privadas ligadas e operantes nos temas da Agricultura Familiar na CPLP nos dois dias de sessões abertas, de modo a ampliar ao máximo o alcance e a riqueza das discussões. Procurando chegar a públicos mais alargados, e especialmente a outros Estados-membros da CPLP, serão realizados esforços no sentido de operacionalizar a transmissão das sessões abertas via internet.
As sessões abertas do Fórum serão organizadas em quatro Mesas Redondas que incidirão sobre cada um dos temas centrais acima mencionados, temas centrais para o fortalecimento da agricultura familiar na CPLP. No sentido de estimular a construção e o fortalecimento do diálogo com os diferentes atores sociais, em cada Mesa Redonda existirão participantes-chave envolvendo um ou mais representantes da Sociedade Civil e representante de cada um dos demais atores não governamentais representados no CONSAN-CPLP.

As mesas contarão ainda com um ou mais oradores convidados que apresentarão uma panorâmica geral sobre o tema central da mesa e com um facilitador do diálogo entre os participantes-chave e entre estes e o público presente. Será ainda contemplado um momento de debate aberto à plateia.  Em todas as mesas procurar-se-á identificar pontos de acordo entre os presentes e identificar áreas-chave para incremento da cooperação e intercâmbio na CPLP e com outras regiões.

​Os resultados da mesa sobre governança da terra serão apresentados num evento paralelo à 43ª sessão do Comité Mundial de Segurança Alimentar, a realizar em Outubro, Roma. Os resultados de todas as mesas contribuirão para as propostas do MSC-CONSAN à próxima reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura Familiar e do CONSAN – CPLP (Novembro de 2016).

Mesas Redondas

GOVERNANÇA DA TERRA E DE OUTROS RECURSOS NATURAIS
IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
COMPRAS PÚBLICAS DE ALIMENTOS ​
​​​POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGROECOLOGIA
 

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page