Laboratório de Estudos de Movimento Sociais e Territorialidades | Land Portal
Acronym: 
LEMTO

Emplacement

Brésil
BR

Laboratório de Estudos de Movimento Sociais e Territorialidades - é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. É constituído por acadêmicos – Professores e estudantes de Graduação e Pós-graduação – do Brasil e diversos países da América Latina, a saber: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e México.


O objetivo do LEMTO é realizar pesquisas em torno da relação sociedade-espaço tomando por base a constatação que toda sociedade: 


(1) é constituída por relações sociais e de poder contraditórias e que essas contradições se manifestam através de conflitos; 


(2) está inscrita numa relação com a natureza que, assim, é vista como condição de reprodução da vida. 


Sendo assim, tanto os conflitos, como os movimentos sociais configuram-se como objetos de estudos privilegiados do laboratório. Deste modo, o LEMTO se coloca num campo próprio no interior da Geografia, e da ciência em geral, em que a ação, os sujeitos/grupos/classes sociais ganham relevância.


A tradição da Geografia tem demonstrado um interesse maior pelo seu objeto – o espaço geográfico – subestimando, quando não omitindo, o debate sobre o sujeito/a ação dos grupos/classes sociais, etnias e povos. O estudo da geografia, ao longo da história, tem privilegiado o papel do Estado na organização do espaço. Os temas de pesquisa desenvolvidos no LEMTO têm servido para afirmar a importância da ação dos sujeitos/grupos sociais na organização do espaço e, de certa forma, viemos contribuindo para o deslocamento do interesse na análise do espaço geográfico como objeto de estudo, para a compreensão dos sujeitos e da ação dos grupos sociais na organização do espaço.


Enquanto laboratório de pesquisa, o LEMTO tem compromisso com a objetividade científica e, filosoficamente, tem compromisso com a produção de um conhecimento que contribua para uma sociedade/um mundo relativamente mais justo e relativamente mais democrático e responsável com as condições de reprodução metabólica da vida. Coerente com esses compromissos e com a premissa de que a sociedade é contraditória, o LEMTO privilegia em suas pesquisas os grupos/classes sociais, etnias e povos que estejam em situação de opressão/exploração, tendo em vista que são esses os grupos potencialmente mais interessados em romper com essa situação e, assim, contribuir para um mundo/uma sociedade mais justa e democrática.


O LEMTO foi se constituindo desde finais dos anos 1980 como um desdobramento das pesquisas efetuadas junto a determinados grupos sociais em luta por justiça social em suas múltiplas dimensões de Classe, de Gênero, Ambientais e Étnico-raciais, entre os quais destacamos os seringueiros, castanheiros e ribeirinhos da Amazônia brasileira e latino-americana; os Povos do Cerrado entre os quais destacamos as Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu, os Quilombolas, os Retireiros do Araguaia, diversos grupos de Extrativistas e Comunidades Tradicionais, além de grupos de jovens (Rappers e Hip Hop) e populações de periferias urbanas tanto do Brasil como da América Latina.

Laboratório de Estudos de Movimento Sociais e Territorialidades Resources

Affichez 1 - 1 de 1
Library Resource
Rapports et recherches
octobre, 2015
Colombie

Aqui se narra el caso del El Pueblo Kamentza, que habita su territorio ancestral en el valle de Sibundoy, gestionando sus derechos ante el Estado, organizando la gestión territorial y defendiéndose de las presiones extranjeras que vienen con los megaproyectos mineros.

Partagez cette page