Angola: Executivo admite rever a legislação sobre terras | Land Portal

O Ministério do Ordenamento do Território e Habitação admitiu que a Lei de Terras poderá ser revista nos próximos tempos, tendo em perspectiva o processo de institucionalização das autarquias locais, que começam a ser implementadas a partir de 2020.

A recomendação saiu do III Conselho Consultivo do Ministério do Ordenamento do Território e Habitação encerrado ontem, no Huambo. A alteração pretendida deve adequar o novo perfil do instrumento legal às exigências das autarquias, uma vez que terão também uma intervenção da concepção de terras, de acordo com o comunicado final.

No documento, os participantes consideram fundamental que a proposta da futura lei seja devidamente discutida a nível dos departamentos ministeriais e dos governos provinciais, assim como por via de consulta pública, envolvendo os diferentes actores da sociedade civil, ordens profissionais, comunidade científica e académica. O objectivo, entendem os participantes, é a recolha de subsídios necessários para a elaboração de uma lei dentro dos paradigmas desejados para os desafios do processo da descentralização e desconcentração ad-ministrativa e política em cur-so no país, que será consolidado com a implementação das autarquias.

Os participantes sugeriram igualmente a realização de sessões de consulta pública sobre a proposta de revisão da Lei de Base da Política do Ordenamento do Território, além de merecer contribuições dos governos provinciais e dos departamentos ministeriais. O conselho consultivo foi orientado pela titular do sector, Ana Paula de Carvalho. A ministra indicou como principal desafio do sector a dinamização do processo de planeamento das zonas rurais, a fim de promover o desenvolvimento para evitar a migração das zonas rurais para as cidades. Para o alcance deste objectivo, a ministra anunciou que o MINOTH vai trabalhar com os governos provinciais para que tenham como prioridades nas suas acções a elaboração de planos directores municipais em que a valorização das zonas rurais seja um elemento essencial. 
O III Conselho Consultivo do Ministério do Ordenamento e Habitação discutiu, entre outros temas, a política nacional do ordenamento do território e urbanismo.

Combate ao êxodo rural

A ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, defendeu, na terça-feira, na cidade do Huambo, a implementação de políticas nas comunidades para mitigar o êxodo das zonas rurais para as grandes cidades.

Ana Paula de Carvalho, que discursava na abertura do III Conselho Consultivo do ministério sob o lema “Ordenamento rural como factor de desenvolvimento das comunidades”, considerou que o êxodo rural está a provocar um crescimento demográfico desordenado das grandes cidades, sobretudo das capitais de províncias.

“Assistímos a um processo de desconcentração administrativa e política, temos o dever de levar às comunidades o desenvolvimento, e isso só será possível se fizermos o planeamento das zonas rurais onde vivem estas comunidades, titularmos as suas terras, traçarmos o perfil dessas zonas e, assim, tirar o máximo de proveito”, disse a ministra.

Ana Paula de Carvalho indicou ter sido no âmbito desta estratégia que foi lançado um desafio aos governos provinciais para que colocassem na agenda a execução de planos directores municipais, valorizando as zonas rurais que têm um grande potencial de desenvolvimento económico e social. “Temos realizado um conjunto de reformas legislativas que têm como objectivo simplificar o processo de acesso à terra, para que as comunidades rurais, na base dos seus hábitos e costumes, possam desenvolver as suas zonas nativas”, disse.

A Lei do Ordenamento do Território e Urbanismo, enquan-to instrumento de política reguladora do sector, estabelece, segundo a ministra, uma concepção integrada do ordenamento. “Os fins que esta lei se propõem atingir continuam bastante actuais, destacamos a valorização integrada racional da ocupação do espaço biofísico em condições favoráveis para o desenvolvimento das actividades económicas, so-ciais, culturais e, igualmente, a oportunidade de acesso dos cidadãos aos equipamentos sociais colectivos e serviços pú-blicos, quer no meio urbano ou rural”, referiu.

No encontro, a governadora do Huambo, Joana Lina Cândido, agradeceu pelo facto de a província ter sido escolhida para albergar o conselho consultivo e afirmou: “Pensámos ter alguma luz para fazer chegar aos populares meios básicos para a sua sobrevivência.”

 

 

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page