Afegãos formam “uma das maiores e mais antigas populações refugiadas do mundo” | Land Portal

Paquistão e o Irã oferecem abrigo a 90% de cidadãos do Afeganistão que abandonaram seu país durante 40 anos; afegãos lideram pedidos de asilo na Europa; conferência internacional quer apoiar cerca de 4,6 milhões de pessoas que vivem fora do território afegão.

A Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, fez um apelo para que o mundo mantenha a esperança de milhões de pessoas afetadas por mais de quatro décadas de instabilidade no Afeganistão. 
 
Em nota lançada esta quarta-feira, em Genebra, a agência aponta questões como violência, guerra, conflito e desastres naturais que levaram à fuga destas pessoas para as nações vizinhas. Somente o Paquistão e o Irã acolhem 90% da população refugiada afegã e as comunidades anfitriãs também precisam de assistência.
 
Reconhecimento
 
Fonte: ONU News
 
Em território paquistanês vivem cerca de 1,4 milhão de cidadãos afegãos e cerca de 1 milhão habita terras iranianas. Estes locais de destino têm pouco reconhecimento e recebem cada vez menos apoio internacional, segundo o Acnur.
 
Uma parceria entre a agência e o Governo do Paquistão realiza uma reunião ministerial sobre o tema em Islamabad, na próxima semana. A ideia é lembrar aos representantes internacionais da situação vivida por milhões de afegãos refugiados.
 
O Afeganistão tem 35 milhões de habitantes. Um quarto deles são ex-refugiados que retornaram ao país nos últimos 18 anos. Mais de 1 milhão de afegãos ainda vivem como deslocados em terras do Afeganistão.
 
Asilo
 
O Acnur aponta como “uma tendência preocupante”  que os afegãos sejam o maior grupo de requerentes de asilo na Europa. No total, cerca de 4,6 milhões de cidadãos deste país asiático vive no exterior.
 
A conferência internacional de 17 e 18 de fevereiro deverá destacar “a generosidade, hospitalidade e compaixão” dos países acolhedores da que é conhecida como “uma das maiores e mais antigas populações refugiadas no mundo”.
 
A agência revela ainda que esse evento será oportuno para promover solidariedade internacional e o compartilhamento das restrições para aliviar a pressão sobre países anfitriões e reintegrar refugiados afegãos em sua terra natal.
 
Para o Acnur, os esforços contínuos em prol de um acordo de paz no Afeganistão voltaram a dar esperança aos refugiados em relação a um possível retorno ao país. A agência pretende que a conferência do Paquistão seja um marco para essa fase.
 
Fardin Waezi
Unama/Fardin Waezi Cidade de Gardez, província de Paktia, Afeganistão.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page