Agroextrativismo e pagamentos por serviços socioambientais: reflexões a partir das Reservas Extrativistas da Terra do Meio (PA) | Land Portal
Anuario Antropologico

Informations sur la ressource

Date of publication: 
janvier 2020
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
2357-738X
Pages: 
19
License of the resource: 
Copyright details: 
Anuário Antropológico

No contexto de aumento de propostas de sistemas de pagamentos por serviços ambientais e também de reconhecimento crescente da contribuição dos povos tradicionais para a sociobiodiversidade e o combate às mudanças climáticas, esse artigo apresenta um processo em curso de identificação das contribuições socioambientais de povos tradicionais da Terra do Meio. A partir de dados de diversos estudos sobre a região, parte dos quais produzidos pelos próprios moradores, aponta-se para a contribuição dos povos tradicionais para a diversidade e analisa-se as limitações de mecanismos de mercado para promover os serviços socioambientais que estão intimamente ligados com as formas tradicionais de manejo. Argumenta-se que a questão central da provisão de serviços socioambientais por parte de povos tradicionais é a continuidade das práticas que reproduzem florestas, e não a identificação e precificação de elementos isolados da natureza. Por essa razão, há a necessidade de políticas de Estado para incentivar as formas tradicionais de agroextrativismo, dando continuidade à provisão de serviços socioambientais.

Auteurs et éditeurs

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Roberto Sanches Rezende

Publisher(s): 
Anuario Antropologico

Anuário Antropológico (Anuário Antropológico)

Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhas, críticas e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês.Os artigos selecionados pela comissão editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de anonimato.

Partagez cette page