Covid-19: Angola retoma desminagem com medidas de distanciamento | Land Portal
As atividades de desminagem, que haviam sido suspensas no âmbito do Estado de emergência, decretado em Angola devido à covid-19, vão ser retomadas, anunciou hoje a Comissão Nacional Intersetorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH). 
 
Numa nota de imprensa, a que a agência Lusa teve hoje acesso, salienta-se que cabe às operadoras criar condições propícias de transporte e alojamento dos profissionais no campo, que salvaguardem as regras de distanciamento físico.
 
Enquanto durar a vigência do Estado de exceção, aclara o documento, os operadores devem utilizar a sua força de trabalho, apenas até 50 por cento, recaindo-lhes a obrigatoriedade do estrito cumprimento das orientações das autoridades sanitárias até que a situação volte ao normal.
 
A decisão da CNIDAH foi tomada por se ter verificado o abrandamento das restrições anteriormente impostas no âmbito do Estado de emergência, nomeadamente a circulação interprovincial, convindo assegurar a continuidade das tarefas de desminagem em todo o território nacional, não obstante as razões sobre a cerca sanitária persistirem.
 
Angola está agora a cumprir o terceiro período de Estado de emergência, decretado com vista a garantir a prevenção e o controlo da propagação do novo coronavírus, que já provocou no país duas mortes, de um total de 27 casos positivos, dos quais sete estão curados.
 
O país lusófono libertou, nos últimos cinco anos, 90 por cento das áreas suspeitas de contaminação por minas, mas continua a integrar a lista dos dez Estados mais contaminados no mundo, fruto de mais de três décadas de guerra.
 
Com mais de 100 quilómetros quadrados de terras suspeitas de terem minas terrestres e outros vestígios de armamento, 18 anos depois do fim da guerra, o país continua a registar mortes e mutilações dos seus cidadãos.

Copyright © Source (mentionné ci-dessus). Tous droits réservés. Le Land Portal distribue des contenus sans la permission du propriétaire du copyright sur la base de la doctrine "usage loyal" du droit d'auteur, ce qui signifie que nous affichons des articles de presse pour des fins d'information non commerciales. Si vous êtes le propriétaire de l'article ou d'un rapport et que vous souhaitez qu'il soit retiré, s'il vous plaît nous contacter à hello@landportal.info et nous le supprimerons immédiatement.

Divers articles de presse liés à la gouvernance foncière sont publiés sur le Land Portal chaque jour par ses utilisateurs, à partir de diverses sources, telles que les agences de presse et d'autres institutions et individus, ce qui représente une diversité de positions sur tous les sujets. Le droit est à la source de l'article; la Land Portal Foundation n'a pas le droit de modifier ou de corriger l'article, ni d'endosser son contenu. Pour apporter des corrections ou demander la permission de republier ou toute autre utilisation de ce contenu, merci de contacter le titulaire du droit d'auteur.

Partagez cette page