O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo | Land Portal
Estudos Avançados

Resource information

Date of publication: 
December 2001
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
1806-9592
Pages: 
18

O MOVIMENTO DOS Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido como Movimento dos Sem Terra ou MST, é fruto de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas a partir do final da década de 70, especialmente na região Centro-Sul do país e, aos poucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. O MST teve sua gestação no período de 1979 a 1984, e foi criado formalmente no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, que se realizou de 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel, no estado do Paraná. Hoje o MST está organizado em 22 estados, e segue com os mesmos objetivos definidos neste Encontro de 84 e ratificados no I Congresso Nacional realizado em Curitiba, em 1985, também no Paraná: lutar pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de uma sociedade mais justa, sem explorados nem exploradores (1).

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Roseli Salete Caldart

Publisher(s): 
Estudos Avançados

Estudos Avançados (Estudos Avançados)

A revista Estudos Avançados é uma publicação  quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Seu site na internet é www.iea.usp.br/revista


Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas interdisciplinares brasileiras.


Share this page