Artigos seleccionados sobre questões de terras em Moçambique | Land Portal

Resource information

Date of publication: 
July 1996
Resource Language: 
Pages: 
155

o presente trabalho e uma compilação de vàrios artigos que sintetizam os resultados de pesquisas de campo sobre acesso e segurança de posse de terra efectuados nos liltimos cinco anos em Moçambique. Trata-se de pesquisas realizadas pelo projecto sobre Política Fundiária -Land Tenure Center da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos da América, em colaboração com o Ministério da Agricultura e o NET-Núcleo de Estudos da Terra, da Universidade Eduardo Mondlane. o objectivo desta publicação e tentar contribuir para que os Parlamentares Moçambicanos, os Planificadores de Políticas e a Sociedade Civil, aprofundem os seus conhecimentos sobre a problematica das terras no país, sobretudo nesta altura em que decorre na Comissão de Terras, o trabalho de Revisão da Lei que vai orientar o uso e aproveitamento do recurso terra. Os artigos aquí apresentados, abordam com profundidade temas como a posse e conflitos de terra, o mercado de terras, o papel das autoridades tradicionais na gestão de terras, bem como uma exaustiva análise sobre o aparelho estatal com competências na gestão de terras no país, apontam-se as lacunas de que padece o quadro actual, adiantando-se ainda algumas propostas de solução.

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 
Erasmo Nhachungue
Publisher(s): 
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), como instituição pluridisciplinar de formação de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, tem a honra de se apresentar a toda a Comunidade Universitária, aos seus parceiros nacionais e estrangeiros e a toda a sociedade em geral.

Somos uma universidade aberta à Região e ao Mundo e pretendemos, com este portal, oferecer mais um canal de interacção e de comunicação com toda a sociedade. 

Share this page