Desafios para Moçambique 2011 | Land Portal
PDF icon Download file (6.81 MB)

Resource information

Date of publication: 
December 2010
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
ISBN 978-989-8464-04-0
Pages: 
478
License of the resource: 

Este é o segundo número da série “Desafios para Moçambique”, iniciada pelo IESE no ano de 2010, e que tem como objectivo primeiro contribuir para o debate público sobre temas relevantes da vida do país. Reflectindo a decisão editorial tomada no início da série, este livro reúne trabalhos de investigadores permanentes e associados do IESE e contribuições de outros autores de reconhecido mérito, numa construção única, mas rica, de diferentes experiências, abordagens e posições sobre algumas das grandes questões que a sociedade moçambicana enfrenta, ou deve enfrentar.

Na sua introdução ao volume inicial da série, Carlos Nuno Castel-Branco sublinhava que “o desafio será tornar o debate tão abrangente, inclusivo, pluralista, multidisciplinar, heterodoxo, inovador e útil quanto possível” e concluía afirmando que tal é “um dos papéis fundamentais dos intelectuais e investigadores na luta pela conquista, construção e exercício da cidadania em Moçambique”.

A forma como foi acolhida a publicação e o interesse que despertou, nomeadamente entre jovens universitários de Maputo e de algumas províncias onde houve a oportunidade de fazer a sua apresentação, foi tanto mais encorajadora quanto constitui ainda uma realidade balbuciante na jovem democracia moçambicana a tradição de  discussão aberta e de aceitação da diversidade de opiniões, que deve caracterizar uma sociedade aberta, uma sociedade de liberdade e responsabilidade, é ainda  apenas uma realidade balbuciante na jovem democracia moçambicana. As numerosas intervenções registadas nessas ocasiões mostraram que, particularmente no  seio dos jovens, a preocupação com os problemas do país alimenta o espírito de  cidadania, não obstante um aparente desinteresse pela coisa pública. 

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Brito, L, Castel-Branco C, Chichava, S & A Francisco

Publisher(s): 

O IESE é uma organização moçambicana independente e sem fins lucrativos, que realiza e promove investigação científica interdisciplinar sobre problemáticas do desenvolvimento social e económico em Moçambique e na África Austral.

Tematicamente, a actividade científica do IESE contribui para a análise da política pública e social e da governação, com enfoque nas problemáticas de pobreza, política e planeamento público, cidadania, participação política, governação e contexto internacional do desenvolvimento em Moçambique.

Share this page