A Macroeconomia e a Produção Agrícola em Moçambique | Land Portal

Resource information

Date of publication: 
April 2017
Resource Language: 

Este trabalho procura verificar a relação entre variáveis macroeconómicas e a produção agrícola em Moçambique. O sector agrícola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia moçambicana. Assim sendo, torna-se importante compreender a relação entre o ambiente macroeconómico e o sector. De acordo com Ali et al. (2010) a economia agrícola mundial tem sido substancialmente sensível aos movimentos dos indicadores macroeconómicos. Vários investigadores e economistas concordam que as alterações na política macroeconómica têm, muitas vezes, um impacto significativo na economia agrícola. Sendo assim, o sector agrícola não deve ser tratado como um sector fechado às alterações estruturais no ambiente macroeconómico e à integração dramática nos mercados internacionais, Schuh (1976) em Letsoalo e Kirsten (2003).

A escolha deste tema foi baseada, entre outros factores, no facto de a agricultura ter um papel fundamental no desenvolvimento de Moçambique e, também, por ser considerada a base do desenvolvimento e sector prioritário da economia desde o período pós-independência. Grande percentagem da população moçambicana vive nas zonas rurais e tem a agricultura como o seu principal, e, por vezes, único, meio de subsistência. Para além disso, este sector constitui uma importante fonte de emprego para a população moçambicana.

Authors and Publishers

Publisher(s): 

O Observatório do Meio Rural (OMR) é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.


Registada na Conservatória do Registo das Entidades Legais sob o Número Único de Entidade Legal 100274736, com sede na cidade de Maputo, República de Moçambique.

Geographical focus

Share this page