Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro | Land Portal

Resource information

Date of publication: 
March 2017
Resource Language: 
ISBN / Resource ID: 
978-85- 8354-016- 8
Pages: 
474

A Agricultura Brasileira se destaca entre as maiores do mundo e representa uma fonte de alimentos e de matéria prima para muitos países. Nela estão presentes diversos modos de fazer Agricultura, entre os quais a produção Agrícola Familiar, encontrada em extensas e importantes regiões do país. A agricultura familiar no Brasil é crescentemente uma forma social de produção reconhecida pela sociedade brasileira, por suas contribuições materiais e imateriais. Às diversas expressões de sua organização social, às quais correspondem múltiplos discursos identitários e demandas sociais, somaram-se, nas últimas décadas, o grande esforço de pesquisa da comunidade acadêmica, ao desvendar a extensão e a profundidade de sua presença no mundo rural, e a convergência de políticas públicas de apoio à sua reprodução.

Diante disso, um grupo de pesquisadores, estudiosos da agricultura familiar, reunidos em Belém (Pará), durante o 51º Congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), em 2013, propôs a organização de um espaço de reflexão coletiva sobre a Agricultura Familiar Brasileira para o ano de 2014, visto que este foi considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento à contribuição deste importante setor da agricultura, para a Segurança Alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Como o Brasil se associou às comemorações deste Ano Internacional, com o objetivo de registrar e comemorar os avanços alcançados, que se traduziram em conquistas expressivas nos campos econômicos, sociais, políticos e culturais, além de refletir sobre os desafios a serem enfrentados, foi junto à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que se conseguiu viabilizar a realização de um Seminário Nacional sobre Agricultura Familiar.

Este Seminário teve como objetivo discutir os vários aspectos que condicionam e caracterizam a complexa realidade deste setor no Brasil, incluindo um balanço das políticas públicas a ele destinadas, bem como uma contribuição ao debate nacional e internacional sobre esta categoria social e política. Assim, a ideia se constitui em um esforço coletivo para se pensar os avanços e desafios atuais desta agricultura, tanto em relação à sua articulação com o conjunto do setor agrícola brasileiro, como o cenário e as perspectivas de futuro. 

Authors and Publishers

Author(s), editor(s), contributor(s): 

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário